França, Brasil e Angola: Encontro de Capoeira globaliza a Cultura Afro

É muito comum a associação da capoeira, unicamente, a regiões como a África e o nordeste brasileiro. De fato, o esporte surgiu no continente africano e, trazido ao Brasil por escravos, aglutinou elementos regionais e se incorporou com facilidade às culturas de estados como a Bahia. Quebrando esse paradigma … 

CEU recebe grupo francês de capoeira angola e muito mais em agosto

É muito comum a associação da capoeira, unicamente, a regiões como a África e o nordeste brasileiro. De fato, o esporte surgiu no continente africano e, trazido ao Brasil por escravos, aglutinou elementos regionais e se incorporou com facilidade às culturas de estados como a Bahia. Quebrando esse paradigma, a Casa do Estudante Universitário receberá oficinas e debates entre os dias 15 e 27 de agosto, no Encontro Internacional de Capoeira Angola.

O caráter internacional do evento é evidenciado desde a sua organização. O Núcleo de Estudo das Performances Afro-ameríndias (NEPAA/UNIRIO), coordenado pelo professor Zeca Ligiéro, juntamente com o mestre Paulo Boa-Vida e seu grupo Chamada de Angola promoverá a atividade. “Mâitre Boa-Vida” é carioca, mas morou em São Paulo, na África e, atualmente, ensina capoeira angola em Paris.

Se, com o passar dos anos, a capoeira tradicional dos escravos africanos desenvolveu-se em diversos estilos, pode-se dizer que o estilo Angola é o que menos se distanciou do original. Seus movimentos mais lentos e próximos ao solo contrastam com as acrobacias típicas da capoeira de estilo regional.

Nos dias 20 e 21, sábado e domingo, o evento receberá a ilustre visita do mestre Ananias, fundador da mais famosa roda de capoeira de São Paulo, a Roda da Praça da República. Com impressionantes 86 anos, o mestre realizará duas oficinas abertas; no sábado, das 15 às 19 horas e, no domingo, das 14 às 18 horas. Nos dias de semana, o evento ocorrerá das 10 às 13 horas, na CEU – exceto nas terças-feiras, que será das 9 às 12 horas. A Casa do Estudante Universitário fica na avenida Rui Barbosa, 762, no Flamengo.

Confira, abaixo, um vídeo de uma roda do mestre Paulo Boa-Vida com o mestre Casquinha, em 2009.

Youtube

Site do Grupo Chamada de Angola (em francês):
http://www.chamadadeangola.fr

Andrey Raychtock
Estagiário de Jornalismo – FCC/UFRJ

Edição: Rafael Barcelos

Veja mais

Se inscrever
Notifcar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários