II Festival Interuniversitário de Cultura – FestFIC 2017
O FESTIVAL VAI ACONTECER DE 5 A 12 DE NOVEMBRO DE 2017…
O Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro (FIC – RJ), formado por instituições públicas de educação, promove o FestFIC 2017. O evento acontece de 5 a 12 de novembro, na capital e em municípios do interior do Estado como, Campos do Goytacazes, Nova Iguaçu, Resende e na Ilha Grande. O Festival Interuniversitário de Cultura realiza mais de 200 atividades que contemplam múltiplas linguagens. A programação é composta por apresentações artísticas, exposições, mostras, cultura popular, arte pública, atividades recreativas, cursos, seminários e oficinas.
O FestFIC é gratuito, tem opções para todas as idades e está aberto a variadas técnicas, conceitos e experimentações. Proporciona o intercâmbio entre universidades, instituições culturais e municípios do Rio de Janeiro, reunindo estudantes, professores, funcionários técnico-administrativos, artistas, mestres populares, grupos e coletivos artísticos. O objetivo é alcançar o público geral das cidades, especialmente alunos do ensino básico, médio e superior, reforçando o compromisso com a arte pública e com a construção de uma nova cidadania cultural.
O Festival está na sua segunda edição, sendo que a primeira foi o FestFIC 2015. As atividades são realizadas, principalmente, por instituições públicas de ensino técnico e superior do Estado do Rio de Janeiro que compõem o FIC: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sckow (CEFET-RJ), Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Instituto Federal Fluminense (IFF), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IRFJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Além das propostas dos integrantes do FIC, são avaliadas atividades produzidas por outras instituições e por proponentes independentes que desejam participar da programação. É caso do Colégio Pedro II, do Palácio da Justiça – RIO e de alguns agentes culturais atuantes nas cidades, configurando mais uma oportunidade de reforçar a integração com o público externo.
Clécia Oliveira