Museu Nacional logo

 

Fundado por D. João VI, em 6 de junho de 1818, o Museu Nacional, sediado na Quinta da Boa Vista, é o museu mais antigo do Brasil. Sua criação serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país. Atualmente, o Museu integra a estrutura acadêmica da UFRJ e reúne os maiores acervos científicos da América Latina, além de possuir laboratórios de pesquisa e cursos de pós-graduação. As peças que compõem as exposições abertas ao público são parte dos 20 milhões de itens das coleções científicas conservadas e estudadas pelos Departamentos de Antropologia, Botânica, Entomologia, Invertebrados, Vertebrados, Geologia e Paleontologia. Sua exposição permanente está aberta ao público e visitas guiadas podem ser agendadas para grupos e escolas.

editora logo azul

Instituída em 1986, a Editora UFRJ tem como finalidade a publicação impressa e em mídia eletrônica de obras de conhecimento técnico, científico, cultural, artístico, literário e didático produzidas por autores brasileiros ou estrangeiros, clássicos ou contemporâneos, reconhecendo e incorporando resultados intelectuais de qualidade gerados por diversos segmentos acadêmicos, definidos em critérios de qualidade e relevância pelo Conselho Editorial. A Editora UFRJ procura também apoiar a difusão dos periódicos científicos e a produção acadêmica e cultural de grupos de pesquisa, departamentos, programas, unidades e centros da UFRJ. A Editora mantém livrarias e integra a Associação Brasileira de Editoras Universitárias. 

O SiBi, constituído em 1990, tem por objetivo coordenar o funcionamento sistêmico das Bibliotecas da UFRJ, assegurando sua integração à política educacional e administrativa, promovendo a disseminação da produção acadêmica e científica da Universidade. Entre suas atividades estão a promoção do tratamento, registro, guarda, preservação e difusão dos acervos das bibliotecas da UFRJ e o desenvolvimento de serviços e produtos de informação que atendam às exigências de relevância e rapidez do ensino, pesquisa e extensão. Oferece consulta à produção editorial periódica da Universidade através do Portal de Periódicos e organiza e promove a informação sobre a memória institucional da UFRJ. Contribui para elaboração e implementação de políticas de planejamento, de informação, gerenciamento de tecnologias e desenvolvimento de acervos e é o responsável pela Base Minerva, que disponibiliza a consulta pública aos acervos de todas suas unidades de informação.

Casa da cienciaCriada oficialmente pelo Conselho Universitário em junho de 1995, tem por objetivo essencial promover a divulgação e a popularização da ciência e da tecnologia, destacando suas interfaces com a cultura e a arte, de forma interdisciplinar e participativa Tanto por iniciativa própria quanto por demanda de outras unidades da UFRJ ou de outras instituições, realiza e promove exposições e mostras temporárias e/ou itinerantes, seminários, ciclos de debates e atividades divulgação científica, artísticas, cênicas e audiovisuais bem como programas e projetos, consultorias, assessorias, cursos de formação, treinamento, estágios, em colaboração como unidades da UFRJ e/ou em convênios com outras instituições. Visitas guiadas às exposições podem ser agendadas por grupos e escolas.

Logo CBAE

Criado oficialmente em 2004, nos moldes dos institutos de estudos avançados, o CBAE tem por objetivo fomentar pesquisas de ponta e favorecer o intercâmbio científico, cultural e artístico, em âmbito nacional e internacional, acolhendo pesquisadores nacionais e estrangeiros. O CBAE conta com cátedras e programas permanentes, estando em fase de consolidação ou instalação, o Centro de Referência da Memória dos Movimentos Sociais e das Lutas do Povo Brasileiro, o Programa Diversidade Linguística no Brasil, a Cátedra História Social da Ciência no Brasil, o Programa Brasil Visto de Fora (foco nos estudos sobre o Brasil no exterior). As cátedras temporárias serão implementadas a partir de editais, convocando projetos em áreas de ponta da pesquisa, com ênfase na interdisciplinaridade e no diálogo ciência-cultura-arte. Promove seminários, debates e eventos científicos compatíveis com seus objetivos e está desenvolvendo o projeto "Movimentos Sociais e Esfera Pública no Brasil" que conta com mais de vinte pesquisadores.

   

Criada em 2013, a Universidade da Cidadania nasce sob o impulso do processo de democratização da Universidade, para promover o diálogo, intercâmbio e transmissão de conhecimentos técnicos e científicos para movimentos e organizações da sociedade, assim como servidores públicos, nos três níveis federativos. A UC confirma e reforça o compromisso da UFRJ com a construção de um Estado democrático e uma sociedade civil organizada, consciente e atuante. Através de cursos presenciais e a distância, por iniciativa própria ou por demanda, a UC se estrutura em duas sub-unidades: a Escola Superior da Cidadania, voltada prioritariamente para a sociedade civil, e o Centro de Formação Permanente para o Setor Público, voltado para a qualificação e atualização de servidores públicos.

logoNRTVO Núcleo de Rádio e TV (NRTV), reconhecido como órgão suplementar pelo Conselho Universitário (Consuni) em 2018, é uma unidade que atua de forma interdisciplinar em ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de promover atividades educativas e culturais através de radiodifusão sonora e de sons e imagens e via internet e da realização de eventos. Entre as suas atribuições está o desenvolvimento de uma emissora educativa em FM, a ser operada em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Transmitindo via internet desde outubro de 2019 (no endereço www.radio.ufrj.br), a Rádio UFRJ busca oferecer uma comunicação pública de qualidade, contribuindo para a construção coletiva do conhecimento, a diversidade, a representatividade e a inclusão de vozes e expressões culturais, a democratização da comunicação e a divulgação científica, tecnológica e de inovação. É responsabilidade do NRTV, também, contribuir com a formação em mídia sonora através de iniciativas educacionais como cursos de capacitação, projetos de extensão e estágios para o desenvolvimento de competências comunicacionais, bem como promover a pesquisa, através da oferta de disciplinas em nível de pós-graduação.

UFRJ Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ