Proart apresenta grupos artísticos vencedores

Na próxima 4ª feira, 12 de abril, a partir das 18h30, o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ apresenta ao público os onze Grupos Artísticos de Representação Institucional (GARINs) contemplados no 1° Edital do Programa de Apoio às Artes (Proart) realizado através de emenda parlamentar do Senador Lindbergh Farias. 

       

Na próxima 4ª feira, 12 de abril, a partir das 18h30, o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ apresenta ao público os onze Grupos Artísticos de Representação Institucional (GARINs) contemplados no 1° Edital do Programa de Apoio às Artes (Proart) realizado através de emenda parlamentar do Senador Lindbergh Farias.

Previsto no documento Você faz cultura 2012 – uma Política Cultural, Artística e de Difusão Científico-Cultural para a UFRJ e aprovado pelo CONSUNI em agosto de 2014 o PROART tem como objetivo central promover a produção e difusão das artes, por meio do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, contemplando as múltiplas linguagens e a diversidade das formas de expressão artística. 

Receberão apoio durante o ano de 2017 a Cia de Dança Contemporânea, Cia Folclórica do Rio, Corais Ensemble e Infantil, Mostras do Curso de Direção Teatral, NUDAFRO-Cia de Dança Contemporânea, Ópera na UFRJ, Orquestra de Sopros, Orquestra Sinfônica, Quinteto Experimental de Sopros, Sôdade Brasilis-Grupo de Choro e tRuPe DIvERSOS.

O evento de lançamento contará com participações do reitor Roberto Leher e Diretores das Escolas envolvidas, além de espetáculos dos GARINs Cia NUDAFRO, Cia de Dança Contemporânea da UFRJ, Companhia Folclórica do Rio, Sôdade Brasilis – Grupo de Choro, tRuPe DIvERSOS e participação especial do Coro Infantil da Escola de Música. 

Na ocasião, também será divulgado um calendário que prevê mais de 100 atividades artísticas gratuitas e a preço popular, realizadas até o final do ano, em todo Rio de Janeiro.

 

images face images Confirme

images Video

 

Serviço:

12 de abril de 2017, 18h30

Fórum de Ciência e Cultura

Av. Rui Barbosa, 762, térreo. Flamengo, Rio de Janeiro, RJ

www.forum.ufrj.br


18h30
– Apresentação: NUDAFRO – Cia de Dança Contemporânea-EEFD

A Companhia abre o evento com uma performance relacionada ao mito de Exu, segundo a mitologia Iorubá o primeiro orixá a receber as oferendas.  


18h55 – Abertura

Roberto Leher – Reitor da UFRJ e Carlos Vainer – Coord. do FCC

Apresentação do Proart e agenda dos GARINs – Patrícia Dorneles – Superintendente de Difusão Cultural do FCC

19h15 – Apresentação do Coral Infantil – EM – Regente Maria José Chevitarese

Repertório: canções folclóricas brasileiras com arranjo de Villa Lobos, um Spiritual com arranjo de Greg Gilpin e a música Sorte de Caetano Veloso adaptada por Chevitarese. Arranjo do espetáculo: Maria José Chevitarese. Piano: Cláudia Feitosa e assistência de Pamela Malaquias

Fala sobre os Grupos e Projetos da Escola de Música (Corais Ensemble e Infantil; Ópera na UFRJ; Orquestra de Sopros; Orquestra Sinfônica da UFRJ; Quinteto Experimental de Sopros · Sôdade Brasilis – Grupo de Choro), por Maria José Chevitarese – Diretora da Escola de Música

Fala sobre as Mostras do Curso de Direção Teatral /ECO – Jacyan Castilho – Coord. do Curso


19h45
– Apresentação da Cia de Dança Contemporânea – EEFD

Fragmentos de Anatomia dos Contatos: um espetáculo de dança contemporânea com música ao vivo que une guitarra estruturada e ritmos de percussão com a poética dos contatos do corpo em movimento.

Fala sobre os Grupos e projetos do Departamento de Arte Corporal da EEFD (Cia de Dança Contemporânea; Cia Folclórica do Rio; NUDAFRO-Cia de dança Contemporânea e tRuPe DIvERSOS)por Frank Wilson Roberto Chefe do Depto. de Arte Corporal


20h10 –
Apresentação da Cia Folclórica do Rio-UFRJ

Releitura das manifestações populares do Coco, Batuque de Umbigada e Maxixe, apresentadas através de um conjunto de tambores, cantores e dançarinos, em roda, que chamam o público a participar do espetáculo. 


20h30
– Coquetel com apresentação do grupo de choro Sôdade Brasilis
Repertório: Pixinguinha – Choros e Maxixes: “O Rasga”, “Acerta o Passo” e “Ainda me Recordo”. 

 

*Intervenções poéticas tRuPe DIvERSOS ao longo da programação.

Veja mais

Se inscrever
Notifcar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários