Museus da UFRJ no Conselho Internacional de Museus 2013
Entre os dias 10 e 17/8, a UFRJ participa do Conselho Internacional de Museus (ICOM 2013, na sigla em inglês). Em um estande dedicado à universidade, estão presentes o Museu Nacional, a Casa da Ciência e o Museu da Geodiversidade, com o objetivo de divulgar todos os museus para os participantes da conferência.
A Icom, criada em 1946, é a única organização mundial de museus e profissionais que atuam especificamente na área. Tem por objetivo combater o tráfico de bens culturais e promover o gerenciamento de risco e o preparo de emergências, com o objetivo de proteger o patrimônio cultural em casos de desastres.
Em 137 países, com cerca de 300 mil membros, mantêm relações formais com a Unesco, parcerias com entidades como a Organização Mundial de Propriedade Intelectual e a Organização Mundial de Alfândegas.
O compromisso do Icom com o patrimônio cultural e a promoção do conhecimento, reflete-se em 31 comitês internacionais dedicados a uma grande variedade de especializações em Museologia, que realizam pesquisas em suas respectivas áreas para o benefício da comunidade museológica.