NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA PROFESSORES DO PARANÁ

NOTA OFICIAL DAS DIREÇÕES DO IFCS e IH / UFRJ Dia 29/04/2015, ficamos todos estarrecidos […]

NOTA OFICIAL DAS DIREÇÕES DO IFCS e IH / UFRJ

Dia 29/04/2015, ficamos todos estarrecidos com a brutalidade da ação policial do Estado do Paraná contra professoras e professores da rede pública paranaense. Professoras e professores estavam no exercício democrático de manifestação, protestando contra a mudança, que lhes será prejudicial, no regime de previdência dos servidores públicos estaduais. Diziam não à prática histórica de exigir que trabalhadores paguem as custas dos ajustes fiscais. Isso tudo às vésperas do 1º de Maio -Dia Internacional do Trabalho. Como a nos lembrar a origem histórica desta data.

A maneira como foram tratados desde o início da semana, certamente, não é a melhor forma de se lidar com tema tão candente para nossa sociedade, devendo ser repudiada. Deve haver algo muito errado em uma democracia que precisa votar projetos que impactam amplos segmentos sociais, como aqueles relativos à previdência dos trabalhadores, com parlamentos de portas fechadas, com galerias esvaziadas e cercados por Batalhões de Choque.

Nossa instituição tem historicamente formado professores para as variadas áreas e graus de ensino nas áreas de Ciências Sociais, Filosofia e História. Assim, causa-nos grande preocupação o tratamento brutal dispensado a este setor de papel central de nossa sociedade.

Não se pode aceitar a demonização, a criminalização, bem como qualquer furor repressivo contra movimentos sociais legitimamente constituídos e na luta por direitos. Neste sentido, nos solidarizamos com os professores da rede pública do Paraná e seu órgão de representação, e reafirmamos a posição histórica desta casa em defesa da democracia e de seus direitos fundamentais.

Rio de Janeiro, 30 de abril 2015

Marco Aurélio Santana (Direção IFCS-UFRJ)

Murilo Sebe Bon Meihy (Direção IH-UFRJ)

 

Veja mais

Se inscrever
Notifcar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários