NOTA DE PESAR | Adeus ao ex-diretor da Faculdade de Letras Edwaldo Machado Cafezeiro
NOTA DE PESAR | É com profundo pesar que o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ informa o falecimento do estimado professor Edwaldo Machado Cafezeiro
NOTA DE PESAR
É com profundo pesar que o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ informa o falecimento do estimado professor Edwaldo Machado Cafezeiro, aos 93 anos, ocorrido na madrugada desta sexta-feira, dia 16 de fevereiro.
O professor Cafezeiro, ex-diretor da Faculdade de Letras da UFRJ, deixou um legado imensurável na instituição e na comunidade acadêmica como um todo. Reconhecido por sua incrível generosidade e bom humor, era carinhosamente chamado pelos mais próximos de “Café”.
Além de seu notável papel como diretor, o professor Cafezeiro destacou-se como um incansável defensor da universidade pública, gratuita e de qualidade, sempre preocupado com a inclusão de grupos afro-brasileiros na Faculdade de Letras. Sob sua liderança, a unidade acolheu figuras de destaque no estudo da cultura africana no país, como o professor Joel Rufino dos Santos, e ofereceu refúgio a personalidades como o diretor teatral e apresentador de televisão brasileiro Aderbal Freire Filho.
Natural da Bahia, o professor Edwaldo Cafezeiro nutria uma paixão singular pela análise da variação linguística do Português no Brasil e pelo teatro. Além de suas contribuições como professor de Língua Portuguesa, possuía um pós-doutorado em Teatro Medieval Português pela Universidade de Lisboa e lecionou História do Teatro no Conservatório Nacional de Teatro (antiga Uni-Rio).
Cafezeiro deixa um legado de conhecimento e inspiração, além de um profundo impacto nas vidas daqueles que tiveram a honra de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado. Casado com a professora Carmem Gadelha, da Escola de Comunicação da UFRJ, e pai de Fausto Gadelha Cafezeiro e das filhas Isabel e Marília Cafezeiro, deixa também um vazio irreparável em nossos corações.
Neste momento de luto, prestamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas do professor Cafezeiro, e expressamos nossa gratidão por sua vida dedicada ao saber, à cultura e ao bem-estar de nossa comunidade acadêmica.
Que sua memória seja eternamente lembrada e seu legado perpetuado.
Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
VELÓRIO – Professor Edwaldo Cafezeiro
9h às 13h, amanhã, sábado, 17 de fevereiro de 2024
Local: Fórum de Ciência e Cultura – FCC, AV. RUI BARBOSA 762, FLAMENGO – RJ