Nota pública do Fórum de Ciência e Cultura sobre CPI FUNAI
Leia nota pública do Conselho Diretor do Fórum de Ciência e Cultura sobre a CPI da FUNAI.
Nota pública
Fórum de Ciência e Cultura
Conselho Diretor
Reunido em 9 de maio de 2017, o Conselho Diretor do Fórum de Ciência e Cultura deliberou manifestar publicamente sua solidariedade aos indígenas, quilombolas, assentados rurais, procuradores da República e aos antropólogos, dentros os quais alguns alunos e ex-alunos da UFRJ, “indiciados” pela Comissão Parlamentar de Inquérito constuída para investigar ações da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
Manifestamos ingualmente nossa indignação e protesto frente a mais uma tentativa de criminalizar a prática profissional da perícia antropológica, pela simples razão de que esta pode subsidiar processos de reconhecimento de direitos de populações indígenas, em detrimento dos interesses de latifundários e grileiros.
À violência contra populações indígenas, soma-se agora a tentativa de constranger e impedir a legítima e necessária ação dos defensores de direitos desses povos. Como em outros momentos de obscurantismo, a inteligência, a cultura e a ciência tornam-se alvo de ataques.
Isso é simplesmente inaceitável.