O farol da UFRJ

reuniaopr5

Rafael Barcellos, 15/05/2012

 

Na sexta 11 de maio, foi realizada a primeira reunião promovida pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC/UFRJ) com os responsáveis por projetos culturais na Universidade. O pró-reitor de extensão, Pablo Cesar Benetti, também esteve presente. O coordenador do FCC, Carlos Vainer, destacou o papel do “novo Fórum” como um grande farol do que é produzido na UFRJ. Na visão de Vainer, a cultura abrange todo o conhecimento que é produzido na universidade e essa riqueza precisa ser compartilhada com toda a sociedade.

O pró-reitor de extensão, Pablo Benetti definiu o que os projetos precisam para ser considerados de extensão. Segundo ele, para que uma proposta seja aceita ela precisa envolver alunos, professores e a sociedade civil. Um dos objetivos da reunião também foi tentar definir o papel da extensão e o papel do Fórum, o que será da alçada de cada um e em que momentos eles poderão trabalhar juntos.

A professora da Escola de Comunicação, Fátima Fernandes, sugeriu a criação de uma rede social interna para que os responsáveis por projetos pudessem visualizar o trabalho dos demais, identificar parceiros e se informar. Já a professora Heloisa Buarque de Hollanda mencionou a importância da tecnologia para as artes no mundo de hoje. “Se conseguirmos  atrair quem trabalha com tecnologia para essa nossa discussão sobre os projetos culturais, nós ganharemos muito.”

Vainer acrescentou também que muitas discussões sobre cultura já estão em andamento e realçou o papel do FCC como aglutinador e fomentador dessas atividades. Os professores Jozé Henrique (Direção Teatral), Diana Maul (Medicina) e Eleonora Gabriel (Dança) parabenizaram Vainer pela iniciativa. Já Isabel (Casa da Ciência) ressaltou que é “impressionante como o assunto política cultural rende e mobiliza as pessoas”.

Ao final do encontro, Vainer, juntamente com Bennetti, se comprometeu a conciliar as propostas sugeridas e, em dez dias, enviar a todos os participantes um plano de ação com as diretrizes que nortearão os próximos passos para as reuniões dos grupos de cultura.

Veja mais

Se inscrever
Notifcar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários