Principal representante da Gestalt terapia realizará palestra no Fórum
“Qualquer livro pode descrever uma técnica, mas uma atitude deve ser transmitida por uma pessoa.” Esse é o pensamento do psiquiatra, espiritualista e escritor Cláudio Naranjo, que descreve bem o método da terapiaGestalt, linha de psicologia da qual é um dos principais fundadores. Em visita ao Brasil, Naranjo ministrará…
“Qualquer livro pode descrever uma técnica, mas uma atitude deve ser transmitida por uma pessoa.” Esse é o pensamento do psiquiatra, espiritualista e escritor Cláudio Naranjo, que descreve bem o método da terapiaGestalt, linha de psicologia da qual é um dos principais fundadores. Em visita ao Brasil, Naranjo ministrará, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, a palestra “A Civilização, um mal remediável”. O encontro será na quarta, 18 de maio, às 19 horas, no Salão Pedro Calmon. Entrada franca.
Na palestra, Naranjo analisará as raízes dos males da alma e da sociedade. Em um diagnóstico do momento atual, o psiquiatra discutirá a lógica predominante do consumo e a decadência dos valores submetidos à hierarquia e à violência. Ele apresentará propostas para a transformação desse sistema por meio de uma revolução interior que permita equilibrar mente, emoção e instinto, por meio do autoconhecimento na emancipação, na evolução da educação e nas relações amorosas.
O médico chileno também participará da inauguração da Escola Gestalt Viva Cláudio Naranjo, no Rio de Janeiro. A Gestalt terapia tem sua origem na Califórnia e é fundamentada na Fenomenologia, desenvolvida por Fritz Perls, de quem Naranjo foi discípulo, e é hoje o principal representante. Seguindo a linha de Perls, formulou a Psicologia dos Eneatipos e o instituto SAT, um programa de desenvolvimento humano, que envolve diversas atividades terapêuticas, incluindo a meditação interpessoal.
A escola Gestalt Viva será voltada para estudantes e profissionais de psicologia, educação e saúde. O programa de estudos visa à estruturação de um autoconhecimento transformador e ao desenvolvimento de um nível de consciência mais profundo que o pensamento, fundamentado na desarticulação da personalidade infantil condicionada e patogênica.
Desde o final dos anos noventa, Naranjo vem utilizando os métodos da Gestalt para influenciar as transformações no sistema educacional, participando de inúmeras conferências na área. Em 2007, lançou o livro Mudando a educação para mudar o mundo, publicado em espanhol. Ele desenvolve ainda o projeto SAT-na-educação, que oferece às equipes das escolas e aos estudantes um currículo suplementar, visando ao autoconhecimento.
Antes da chegada ao Brasil, o professor passará também pelo México, Colômbia, Argentina e Uruguai, onde fará a abertura do XII Congresso Internacional de Gestalt. Na visita ao Rio, além da palestra, haverá no dia 19 um encontro, reservado, com meditação. As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas na EscolaGestalt, localizada na avenida Nossa Senhora de Copacabana, 647, sala 915, e pelo e-mail gestaltvivagestaltviva.com.br.
Segundo os representantes da escola carioca, Naranjo revela os três princípios essenciais da Gestalt terapia: a apreciação da atualidade, o estar consciente e a responsabilidade. A palestra no Fórum será uma boa oportunidade para conhecer os fundamentos desse estilo de psicologia e suas possibilidades terapêuticas.
ANA BEATRIZ PESSANHA
Estagiária de Jornalismo do FCC/UFRJ
EDIÇÃO: Zilda Martins