Projeto Concepções de Natureza visita o CIEP Governador Leonel Brizola – Intercultural Brasil-França
Nesta quinta (29/02) ocorreu a visita ao CIEP Governador Leonel Brizola – Intercultural Brasil-França, localizado no bairro de Charitas, em Niterói
Nesta quinta 29/02 ocorreu a primeira visita ao CIEP Governador Leonel Brizola – Intercultural Brasil-França, localizado no bairro de Charitas, em Niterói pelo projeto Concepções de Natureza.
A visita à escola faz parte do projeto Concepções de Natureza, desenvolvido pela Superintendência de Divulgação Científica (SuperCiência). A proposta consiste na realização de atividades de divulgação científica junto a estudantes de escolas públicas de Ensino Médio do estado do Rio de Janeiro, para debater um futuro sustentável, tendo como base os conteúdos dos livros “Concepções de Natureza”, da SuperCiência do Fórum de Ciência e Cultura em parceria com a Editora UFRJ.
O projeto foi um dos três projetos do Rio de Janeiro contemplados pelo Edital “SBPC vai à escola” e prevê visitas mensais ao colégio, realizadas sempre na última quinta-feira de cada mês. Em cada uma dessas visitas, será convidado a participar um dos autores dos livros da série Concepções de Natureza, organizados pela SuperCiência em parceria com a Editora UFRJ.
A Superintendência de Divulgação Científica do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ já coordenou a produção de três obras com o tema “Natureza”: “Concepções de Natureza em Humboldt, Darwin e Lévi-Strauss” e “Concepções de Natureza: Debates Contemporâneos”, ambos lançados em julho de 2023 em parceria com a Editora UFRJ. Atualmente, encontra-se em fase de edição o terceiro livro intitulado “Cidade e Natureza: Interações entre Espaço Urbano e Meio Ambiente”, também programado para ser lançado em parceria com a mesma editora.
Essas publicações são o resultado de encontros entre pesquisadores de diversas áreas, como biologia, antropologia, física, literatura, arquitetura e ecologia, com o propósito de instigar uma reflexão profunda sobre as concepções de natureza e suas aplicações no cotidiano social e no meio acadêmico. A proposta central é provocar uma mudança na forma como concebemos a natureza, afastando-nos da visão estática de um universo homogêneo. Em vez disso, busca-se encarar a natureza como o desdobramento contínuo de interações complexas entre agentes humanos e não humanos.
Durante o primeiro encontro de ontem, que contou com a participação das organizadoras das obras, foram explorados temas como meio ambiente, sustentabilidade, crise climática, racismo ambiental, entre outros. O livro da SuperCiência, é uma proposta pedagógica para diálogos no ensino médio sobre concepções da natureza, proposta multidisciplinar e, dessa forma, enriquecendo a experiência educativa dos estudantes e estimulando sua interação com cientistas de diversas áreas do conhecimento.
Fotos: Bira Soares