Projeto das Cantadas populariza música e encenações barrocas
Até 13 de novembro, sempre aos domingos, das 15h às 16h, é possível assistir ao “Cantatas dramáticas”, no auditório Roquete Pinto do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista. O espetáculo conjuga performance musical com linguagem teatral a fim de estimular os alunos a trabalhar de forma interdisciplinar e vivenciarem o processo de criação …
Até 13 de novembro, sempre aos domingos, das 15h às 16h, é possível assistir ao “Cantatas dramáticas”, no auditório Roquete Pinto do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista. O espetáculo conjuga performance musical com linguagem teatral a fim de estimular os alunos a trabalhar de forma interdisciplinar e vivenciarem o processo de criação de personagem e montagem de um espetáculo que ficará em temporada.
O “Cantatas dramáticas” é parte do projeto Cantatas na Quinta, cujo objetivo é popularizar os gêneros vocais e difundir o interesse por estilos musicais diversos. A iniciativa é uma parceria entre Museu Nacional, Escola de Música, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), Escola de Belas Artes (EBA) e Escola de Comunicação (ECO), da UFRJ.
Na fase atual do projeto, os alunos encenam as cantatas Herminie, Sardanapane e Zaïde, todas do compositor romântico Hector Berlioz. A entrada é gratuita e, no dia 13 de novembro, haverá um karaokê de ópera após as apresentações.
Luis Felipe Sá
Bolsista de Jornalismo