Que tal pedalar por sons, artes cênicas e tradições populares?

O Núcleo Paisagens Sonoras vai unir música, bicicletas, festejos populares, audiovisual, performance e promete surpreender o público. Quem vier ao ArteForum, domingo, 5 de junho, terá o prazer de ver uma orquestra em movimento. Os músicos vão pedalar instrumentos e levar o público ao delírio com a Orquestra Cyclophonica. Fernando Mendonça fará uma releitura contemporânea …

O Núcleo Paisagens Sonoras vai unir música, bicicletas, festejos populares, audiovisual, performance e promete surpreender o público. Quem vier ao ArteForum, domingo, 5 de junho, terá o prazer de ver uma orquestra em movimento. Os músicos vão pedalar instrumentos e levar o público ao delírio com a Orquestra Cyclophonica. Fernando Mendonça fará uma releitura contemporânea do festejo do Divino. E a consagrada peçaHotel Medea revelará seu processo de criação. Além disso, será realizada oficina por Leonardo Fucks. 

A pedalada musical será conduzida por oito músicos-ciclistas, que atualmente fazem parte da única orquestra de câmara de bicicletas do mundo. Um tanto inusitada, a Orquestra Cyclophonica foi idealizada pelo oboísta profissional, engenheiro e professor da Escola de Música da UFRJ, Leonardo Fucks – único doutor em acústica musical no país. O objetivo era integrar a pesquisa sonora, a construção de instrumentos e a performance musical.

Após a apresentação, Fucks vai ministrar oficina, na qual os participantes vão construir, operar e tocar flautas e clarinetas gigantes para grupos, bambolês sonoros, “órgão de tubos humanos”, carrilhões de sinos, vergalhões e peças cerâmicas.

Já a peça Hotel Medea poderá ser experimentada por meio de imagens de vídeo do espetáculo e vídeo-link de Londres com projeções. O público terá a oportunidade de conhecer o processo de criação do espetáculo, influenciado por algumas manifestações populares – tambor de crioula e o jongo – e o vasto potencial imaginativo explorado pelo uso de novas tecnologias. Acontecerá domingo, às 16h.

Hotel Medea é uma colaboração entre Brasil/Inglaterra, da Zecora Ura Theatre Network/Rio de Janeiro e Persis-Jade Maravala/Londres. A colaboração nasceu do desejo de criar uma forma de teatro que se estendesse além dos limites normais de tempo e lugar, insistindo na radical participação, interação e imersão do público. Esta experiência singular dura de meia-noite até o amanhecer.

Divino Futurista é outra releitura que será realizada pelo núcleo Paisagens Sonoras. Fernando Mendonça apresentará uma outra abordagem da tradição do festejo do Divino – forma do catolicismo arcaico que deu origem a diversas práticas de música popular brasileira. Com versão pop-contemporânea, os instrumentos utilizados nas antigas festas serão reconstruídos com materiais alternativos, pintados pelo artista plástico e incorporados a um repertório musical no qual ele retrata o homem pós-moderno em seu cotidiano, com cortejos, danças e o “toque” das caixas. O grupo Caixeiras do Divino fará participação especial.

RAFAEL BARCELLOS
Jornalista do FCC/UFRJ

Edição: Zilda Martins

Veja mais

Se inscrever
Notifcar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários