Roberto Medronho toma posse como reitor da UFRJ

O Ministro da Educação Camilo Santana empossou os novos reitores das quatro universidades federais, eleitos democraticamente pela comunidade acadêmica. Cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (7), no MEC

posse 5 1

O reitor da UFRJ Roberto Medronho tomou posse nesta sexta-feira, 7/7. Da esquerda à direita: Denise Carvalho, secretária de Educação Superior do MEC; Roberto Medronho, reitor da UFRJ; Camilo Santana, ministro da Educação; Esther Dweck, ministra de Gestão e Serviços Públicos; e Reimont, deputado federal (PT/RJ) | Foto: Luis Fortes/MEC

Na última sexta-feira (7/07/23), o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, deu posse a quatro novos Reitores de Universidades Federais, escolhidos por consultas às comunidades acadêmicas e que terão mandatos até 2027. 🏛️

Os novos Reitores são: Roberto de Andrade Medronho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Marinalva Vieira Barbosa, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); José da Costa Filho, da  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); e Silvério de Paiva Freitas Júnior, da Universidade Federal do Cariri (UFCA). 

A solenidade ocorreu no auditório do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a Ministra de Estado da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a Secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho (ex-reitora da UFRJ), além de parlamentares e convidados. 

No seu discurso de posse, o reitor escolhido pela comunidade acadêmica da UFRJ, Roberto Medronho, destacou a importância do acesso de estudantes das classes populares ao ensino superior em instituições públicas e comemorou a quantidade de estudantes negros que têm ocupado as cadeiras nas universidadesfederais e estaduais. “A educação é libertadora, nós temos uma missão para transformar esse país.”, ressaltou. 

O Reitor da UFRJ fez questão de afirmar que  “a UFRJ, que sempre se posicionou em prol da democracia, da autonomia universitária, ao lado da população, contra toda forma de opressão, estará aqui ao seu lado, ministro [Camilo Santana], ao lado do presidente Lula, ao lado de todos os que hoje prezam pela democracia e pelo progresso deste país, pelo humanismo e contra toda forma de discriminação odiosa que foi fomentada pela maior autoridade deste país. Estaremos nessa luta em prol da saúde, da esperança, da educação, rumo a um mundo mais justo, mais fraterno, mais solidário, mais sustentável e mais saudável”, concluiu Medronho. 

A cerimônia de transmissão dos cargos de Reitor e Vice-reitora da UFRJ acontecerá no dia 04/08/23, no Auditório Horta Barbosa, do Centro de Tecnologia da UFRJ. 

Fonte: Ministério da Educação

 

Veja mais

Se inscrever
Notifcar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários