Segundo encontro do ciclo “Memória, movimentos sociais e direitos humanos”

A palestra “Políticas de Memória: como o Estado narra o passado?”, pertencente ao ciclo “Memória, Movimentos Sociais e Direitos Humanos”, será realizada na próxima sexta-feira (05/04), às 14h, no CBAE. O debate contará com os pesquisadores Carla Borges, Carlos Vainer, Maurice Politi e Sandra Raggio.

 

A palestra “Políticas de Memória: como o Estado narra o passado?”, pertencente ao ciclo “Memória, Movimentos Sociais e Direitos Humanos”, será realizada na próxima sexta, dia 05/04, às 14h, no CBAE.

A proposta é discutir distintas iniciativas institucionais de promoção de políticas de memória sobre o passado ditatorial no Brasil e na Argentina. Como museus, memoriais, secretarias de Estado, políticas educacionais e outras medidas podem auxiliar na construção de uma memória crítica sobre o passado ditatorial? Quais são os desafios que essas políticas colocam para a sociedade civil e os movimentos sociais? Há um perigo de se “estatizar” a memória? Essas são algumas das questões que nortearão o debate.

O debate contará com Carla Borges, Carlos Vainer, Maurice Politi e Sandra Raggio.

Carla Borges foi coordenadora de Direito à Memoria e à Verdade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo. Hoje faz parte do Instituto Vladimir Herzog, atuando como coordenadora de projetos.

Carlos Vainer é professor titular do IPPUR, coordenador do FCC e da Comissão da Verdade da UFRJ. Atualmente desenvolve o projeto de construção do Memorial dos Estudantes Mortos e Desaparecidos da UFRJ na Cidade Universitária, no Fundão.

Maurice Politi é diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política, com sede em São Paulo. Anteriormente, dirigiu o Fórum dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo.

Sandra Raggio integra atualmente a Comisíon Provincial por la Memoria de La Plata e coordena o projeto Jovenes y Memoria, voltado a investigação das memórias do passado recente e a violações de Direitos Humanos. Foi também assessora da Comissão de Direitos Humanos na Câmara dos Deputados da Nação Argentina.

O ciclo “Memória, Movimentos Sociais e Direitos Humanos” é coordenado pelo antropólogo José Sérgio Leite Lopes, junto aos pesquisadores Felipe Magaldi, Lucas Pedretti, Luciana Lombardo e Virna Plastino.

As sessões, abertas ao público, acontecem às sextas-feiras, às 14h, no CBAE, que fica na Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo. Haverá emissão de certificados para os participantes. 

Para mais informações acesse: https://cbae.ufrj.br/index.php/noticias/183-ciclomemoriadh

Veja mais

Se inscrever
Notifcar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários