Conferência Temática: Acessibilidade Cultural
Conferência Temática vai discutir direitos culturais e a cultura do acesso em evento no Fórum de Ciência e Cultura
UFRJ e MinC realizam Conferência Temática de Acessibilidade Cultural e Curso para qualificação na gestão pública e em Conselhos de Cultura.
No primeiro final de semana de fevereiro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério da Cultura, realizará dois eventos voltados à temática da Acessibilidade Cultural nas políticas públicas. O primeiro evento é um curso, com duração de um dia, voltado para pessoas atuantes em gestões públicas de cultura ou em representações em conselhos de cultura. O segundo evento é a conferência temática, que reunirá pessoas atuantes no campo da acessibilidade cultural, das artes e da cultura acessível de todo o país, para construírem três propostas que deverão ser encaminhadas à 4ª Conferência Nacional de Cultura.
O Curso:
O curso Acessibilidade Cultural: Direitos Culturais e Cultura do Acesso acontecerá no dia 2 de fevereiro, presencialmente, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – unidade do Flamengo, com o objetivo de qualificar pessoas atuantes em gestões e conselhos de cultura sobre os debates atuais nos campos da acessibilidade cultural e dos estudos da deficiência. Tratará de temas como o histórico das políticas de acessibilidade cultural, a emergência da dimensão da acessibilidade estética e da cultura Def e das perspectivas da cultura do acesso e da articulação do anticapacitismo.
Serão três módulos de duas horas cada, ministrados por pessoas com atuação reconhecida nos campos da acessibilidade cultural, dos estudos da deficiência e da arte Def. O primeiro módulo será realizado por Arnaldo Godoy, Gislana Vale, Márcia Rollemberg e Patrícia Dorneles e trata de uma contextualização da cidadania cultural das pessoas com deficiência e os compromissos necessários nas políticas públicas culturais.
Já o segundo módulo será mediado por Camila Alves, Ednilson Sacramento e Isabel Portela, abordando o campo da acessibilidade cultural numa perspectiva para além dos recursos e as experimentações da acessibilidade estética na construção de novas perspectivas de acesso aos conteúdos culturais, nos convocando à criação e a inovação na área.
Por fim, Anahí Guedes de Melo, Edu O. e Severa Paraguaçu encerrarão o curso, atualizando o campo da acessibilidade cultural a partir da emergência de novos conceitos e nos provocando a pensar estratégias, ações e diretrizes para a implementação de políticas públicas culturais anticapacitistas, com capacidade de impactar o processo cultural da sociedade como um todo, inserindo a arte como sistema central no que diz respeito à mudança e aos deslocamentos culturais que orientam a cultura Def e a cultura do acesso.
Acesse a página com mais informações aqui
O curso tem um caráter introdutório e participativo, no intuito de oferecer referências para pesquisas e trabalhos nos campos da gestão e da construção de políticas públicas culturais para a garantia da Cidadania Cultural, tanto de pessoas com deficiência quanto de outras populações que também necessitam de recursos de acessibilidade para a concretização de seus direitos. As inscrições estarão abertas até o dia 29 de janeiro. Acesse o formulário aqui
Após a realização do curso, acontecerá o lançamento de livros produzidos por pessoas atuantes no campo da arte e da cultura acessível. A diversa seleção conta com obras que abrangem vários formatos acessíveis além de temas e estéticas variadas. Sobre acessibilidade cultural, contamos com os livros de Camila Alves, voltado para a dimensão estética, e o livro de Dilma Negreiros. No campo da Cultura Def, contamos com a investigação cênica, visual e conceitual de Estela Lapponi, com as artes visuais e filosóficas de Fábio Passos e o livro “Dança da Poesia”, de João Paulo Lima. O grande cronista portelense João Baptista de M. Vargens traz a sua obra “A casa da Dona Neném”, enquanto Moira Braga apresenta seu livro voltado ao público jovem. O lançamento será transmitido pelo canal Arte de Toda Gente no YouTube. Acesse aqui mais informações sobre as obras.
A Conferência Temática:
A Conferência Temática Acessibilidade Cultural: Direitos Culturais e Cultura do Acesso acontecerá nos dias 3 e 4 de fevereiro, de forma híbrida. O módulo presencial ocorrerá na sede Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no Flamengo, enquanto o acesso remoto será realizado através da plataforma Zoom. As plenárias da conferência serão também transmitidas, ao vivo, pelo canal Arte de Toda Gente no YouTube. Acesse a página com mais informações aqui
Assim como as outras conferências temáticas que estão sendo realizadas, esta conferência poderá enviar três propostas para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, que ocorrerá no início de março e atualizará o Plano Nacional de Cultura para os próximos 10 anos. As inscrições para participação remota estarão abertas até o dia 29 de janeiro e as inscrições para participação presencial se encerraram no dia 17 de janeiro. Acesse aqui o formulário de inscrição.
Após a área final da Conferência Temática, contaremos com a programação cultural Teatro Cacilda Becker, às 14:30 de 4 de fevereiro. A peça “Meu Corpo Está Aqui” traz como tema o afeto e a sexualidade de pessoas com deficiência, baseando- se nas experiências pessoais de seu elenco, que fala abertamente em cena sobre seus relacionamentos, seus corpos e seus desejos.
Quando: 4 de fevereiro às 14:30.
Onde: Teatro Cacilda Becker. Rua do Catete, 338 – Catete, Rio de Janeiro.
Acessibilidade: libras, audiodescrição, legenda por estenotipia e acessibilidade para público em cadeira de rodas.
Entrada: credencial da conferência.
Ficha Técnica:
Texto: Julia Spadaccini e Clara Kutner.
Direção: Clara Kutner e Julia Spadaccini.
Elenco: Bruno Ramos, Haonê Thinar, Juliana Caldas e Pedro Fernandes. Ator/Intérprete de Libras: Jadson Abraão.
Direção de Produção e Coordenação Geral do Projeto: Cláudia Marques.
Diretor Assistente: Michel Blois.
Produção: Fabrício Polido.
Pesquisa de dramaturgia: Marcia Brasil.
Colaboração de texto: Bruno Ramos, Haonê Thinar, Juliana Caldas e Pedro Fernandes.
Figurino e Cenografia: Beli Araújo.
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros.
Direção de Movimento: Laura Samy.
Música: Luciano Camara.
Visagismo: Cora Marinho.
Assessoria de Imprensa: Ney Motta.
Programação Visual: Felipe Braga.
Fotografia: Renato Mangolin.
Redes Sociais: Rafael Teixeira.
Audiodescrição: Graciela Pozzobon.
Realização: Fábrica de Eventos.
Da Conferência Livre à Conferência Temática:
O curso e a conferência finalizam o 10º Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural, que vem acontecendo desde novembro de 2023, com diversas atividades tais como minicursos, sessões de apresentação de trabalhos e também a 2ª Conferência Livre de Acessibilidade Cultural, que enviará propostas para a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que ocorrerá em julho deste ano.
A 2ª Conferência Livre do ENAC Direitos Humanos, Arte e Cultura Anticapacitista, promovida em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), contou com a participação de 12 coletivos, com cerca de 150 pessoas envolvidas. Ao todo, recebemos 114 propostas, que no processo de sistematização foram divididas em 3 grandes eixos: Acessibilidade Cultural e Acessibilidade Estética; Representatividade, Justiça Def e Ações Afirmativas; e Articulação Anticapacitista e Cultura do Acesso. Através do site, você poderá acompanhar o processo da Conferência Livre e ter acesso às propostas. Acesse a página com mais informações aqui
Para marcar a transição entre a conferência livre e a conferência temática, acontecerá uma mesa de debate no dia 18 de janeiro, das 19 às 21 horas, com as participações de Ana Paula Feminella, Secretária Nacional do Direito da Pessoa com a Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania; Márcia Rollemberg, Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC; Lindivaldo Oliveira Leite Júnior, Diretor do Sistema Nacional de Cultura; Laís Almeida, Diretora de Projetos na FUNARTE; Patricia Dorneles, Coordenadora Geral do 10º ENAC; e André Aguiar Protásio, Vice-coordenador Geral do 10º ENAC. A mesa será remota e transmitida pelo canal Arte de Toda Gente no Youtube. Inscreva-se para assistir a mesa e receber certificado. Acesse o formulário aqui.
O objetivo desta mesa é apresentar os resultados da 2ª. Conferência Livre do ENAC “ Direitos Humanos, Arte e Cultura Anticapacitista” e os desafios da Conferência Temática: “Acessibilidade Cultural: Direitos Culturais e Cultura do Acesso”, promovida em parceria com o Ministério da Cultura (MINC) por meio da Diretoria do Sistema Nacional de Cultura da Secretaria dos Comitês de Cultura – SCC, da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural – SCDC e da Secretaria de Formação, Livro e Leitura – SEFLI. Para saber mais, acesse a página com mais informações aqui.
Curso Acessibilidade Cultural: Direitos Culturais e Cultura do Acesso
Quando: 2 de Fevereiro, das 9:30 às 18:30h. Lançamento de livros das 19 às 20h.
Onde: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Unidade Flamengo: Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo, Rio de Janeiro – RJ.
Inscrições: https://forms.gle/dk7hPS9SjUwSMQrZ9
Recursos de acessibilidade: acessibilidade arquitetônica, interpretação em libras, legenda por estenotipia e audiodescrição.
Página: https://www.ufrgs.br/10enac/curso-gestores-conselheiros/
E-mail de contato: tematica.10enac@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=61552084337413
Instagram: https://www.instagram.com/10enac
Acesse o site: https://www.ufrgs.br/10enac/sobre/
Conferência Temática de Acessibilidade Cultural: Direitos Culturais e Cultura do Acesso
Quando: 3 e 4 de fevereiro. Dia 3 das 10:00 às 18:30 e dia 4 das 10:00 às 13:00.
Onde: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Unidade Flamengo: Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo, Rio de Janeiro – RJ. Participação online será através da plataforma Zoom. Plenárias serão também transmitidas através do canal no Youtube do projeto Arte de Toda Gente – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/FUNARTE
Inscrições: https://forms.gle/RPK9tQtp4z81RTsm6
Recursos de acessibilidade: acessibilidade arquitetônica, interpretação em libras, legenda por estenotipia e audiodescrição.
Página: https://www.ufrgs.br/10enac/conferencia-tematica/
E-mail de contato: tematica.10enac@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=61552084337413
Instagram: https://www.instagram.com/10enac
Acesse o site: https://www.ufrgs.br/10enac/sobre/