Balcão Poético 2022: 100 Anos do prédio da CEU e um brinde à poesia afro-brasileira
Coletivo CEU realizará a primeira edição presencial pós pandemia do Sarau Balcão Poético com o tema 100 Anos do prédio da CEU e um brinde à poesia afro-brasileira no Fórum de Ciência e Cultura
Além do centenário mais comemorado deste ano, o da Semana de Arte Moderna, um outro passou despercebido até agora: o de um dos principais patrimônios históricos do Rio de Janeiro, um palacete inaugurado em setembro de 1922 como Hotel Sete de Setembro, passando por Escola de Enfermagem, Casa do Estudante Universitário – CEU, agora Fórum de Ciência e Cultura (UFRJ).
Para comemorar o centenário do prédio, o Coletivo CEU realizará a primeira edição presencial pós pandemia do Sarau Balcão Poético no local, com o tema 100 Anos do prédio da CEU & um brinde à poesia afro-brasileira, aqui representada por Carolina Maria de Jesus e Solano Trindade, com a participação de poetas e artistas multilíngues, além de exposição paralela de vídeos, instalações, lançamentos de livros, no dia 18 deste mês (sexta), a partir das 18h.
Participantes
Salgado Maranhão e Margareth Castanheiro (em vídeo) farão breve relato sobre sua passagem pela CEU e recitarão poemas autorais; A arquiteta Maria Helena Hermes falará sobre o prédio e sua arquitetura;
Macedo Griot lançará o livro “Samba de Griot”, um tratado poético afrocentrado, de olhar e protagonismo preto; Cícera Maria Conceição lançará a biografia “Memórias de um Sambista” do compositor Edeor de Paula (autor do samba “Os Sertões” da Escola de Samba Em Cima da Hora; A ativista e educadora financeira Patrícia Marins colocará foco no empoderamento da mulher preta brasileira;
Os poetas Jerônimo Campos, Sérgio Alves, Sol de Paula, Dei Ribas, Jurema Araújo, Mano Melo, Rogê Ferreira, Edmilson Borret, Severino Honorato, Ary Pimentel ecoarão reflexões do feminino no cotidiano e toda sua força poético-cordelista-performática-afrobrasileira.
Sala Paralela
Exposição de livros, Instalações e vídeos complementarão o evento. O Coletivo CEU exibirá “Antonio Jannuzzi, o Construtor”, de J. Bosco Gomes e Marcus Neme; “A Universalidade da CEU, de Domingos M. Oliveira conta a trajetória da Casa do Estudante Universitário”; a TV Escolinha Dimenor Cidadão, de Mauro Neme, trará a realidade do trabalho educacional e esportivo com crianças da comunidade do Fallet e adjacências.
Marcus Neme exporá os videoartes videoinstalações, fotos assemblages e animações em GIFs focados na ação do tempo e na relação homem/espaço-público (“Percepção Vetorial”, “Férreo – ponto de força”, “Protocolo”); Também serão exibidos os vídeos Kamikaza (“Pandemia (seu Jair)”/ ”Tempo Fechado” / “Soldados RastaFire” / “Diáspora”), de Mário Molina e Paulo Cidmil; e “Miserere e meia”, de Edmilson Borret.
Programação
18h – Abertura da Sala Paralela (Salão 3)
Exposição de livros, Instalação, Vídeos: Salgado Maranhão (poeta); Margareth Castanheiro (poeta); Coletivo CEU: “Antonio Jannuzzi, o Construtor” – J. Bosco Gomes e Marcus Neme; “A Universalidade da CEU” – Domingos M. Oliveira; TV Escolinha Di Menor Cidadão – Mauro Neme; “Percepção Vetorial”, “Férreo – ponto de força”, “Protocolo’ – Marcus Neme; Kamikaza: “Pandemia (seu Jair)”/ “Tempo Fechado”/ “Soldados RastaFire”/ “Diáspora”- Mário Molina e Paulo Cidmil; “Miserere e meia” – Edmilson Borret.
18h30 – Apresentação do Sarau Balcão Poético (Salão 1)
1° Bloco
Jerônimo Campos, Sérgio Alves, Sol de Paula, Dei Ribas.
2° Bloco
Macedo Griot (Lançamento do livro Samba de Griot), Jurema Araújo, Cícera Maria Conceição – Lançamento do livro: Memórias de um Sambista – biografia do compositor do samba Os Sertões, Edeor de Paula.
Homenagem aos 100 anos do prédio histórico da CEU
Salgado Maranhão (vídeo), Margareth Castanheiro (vídeo), Maria Helena Hermes (arquiteta da UFRJ).
3° Bloco
Mano Melo, Rogê Ferreira, Edmilson Borret.
4° Bloco
Patrícia Marins – Homenagem ao Empoderamento da Mulher Preta Brasileira
Severino Honorato, Ary Pimentel.
Serviço
LOCAL – Avenida Rui Barbosa,762, Flamengo
DIA – 18/11/2022
HORA – 18h
ENTRADA FRANCA