Bolsistas do PROART apresentam mais de 35 trabalhos na 11ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ
Nesta semana começa a 11ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ e os bolsistas […]
Nesta semana começa a 11ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ e os bolsistas do Programa de Apoio às Artes (PROART) tiveram mais de 35 trabalhos aprovados para apresentação! Os trabalhos contemplam diversos temas, tais como a atuação dos Grupos e Projetos Artísticos de Representação Institucional da UFRJ (GARINs e PARINs) em dança, artes visuais, música, artes cênicas e técnica e também discussões sobre acessibilidade cultural, curadoria, produção artístico-cultural, comunicação e difusão, entre outros.
As bolsas PROART tem como objetivo apoiar a produção cultural e artística da Universidade e visa à formação e qualificação artística, acadêmica, profissional e educacional dos estudantes da instituição, além de fomentar o desenvolvimento e a circulação de espetáculos e de atividades formativas.
A SIAc foi criada com o propósito de promover a troca de experiências entre estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação; professores, técnicos, pesquisadores de pós-doutorado envolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão. É o maior evento da universidade, mobilizando toda a comunidade. Ela acontecerá de forma remota nos dias 14 a 18 de fevereiro.
Veja abaixo a relação de alguns dos trabalhos com bolsistas PROART que serão apresentados ao longo da semana. Confira no site do evento os dias e horários de cada sessão para assisti-las. Nos vemos lá!
A PRODUÇÃO CULTURAL NAS NOVAS MÍDIAS: O CASO DA II CIC – CONFERÊNCIA INTERUNIVERSITÁRIA DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
8° BIENAL DA EBA: REFLEXÕES SOBRE A CIDADE QUE NUNCA FOI, A CRISE DO ECOSSISTEMA E A TANGIBILIDADE DO EFÊMERO
ENCADEAMENTO IMAGÉTICO – BIENAL DA EBA
O JAPÃO NA MONTMARTRE CARIOCA
A ANCESTRALIDADE E ORALIDADE NAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRO
AEB – ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CRIAÇÃO, FORMAÇÃO E RESISTÊNCIA
ANOITECER DO FAUNO
ARRANJO E GRAVAÇÃO À DISTÂNCIA DA CANÇÃO “ACALANTO PARA BEATRIZ”: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS MUSICAIS PELA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA
CAMADAS DE UMA ÓPERA: AS REVERBERAÇÕES DA METODOLOGIA DA ÓPERA “LA CAMBIALE DI MATRIMONIO” EM CONTEXTO PANDÊMICO
CAMPANHA #PARATODOSVEREM NA DIVULGAÇÃO DA ACESSIBILIDADE DAS ATIVIDADES DA II CONFERÊNCIA INTERUNIVERSITÁRIA DE CULTURA DO RIO DE JANEIRO E DO 4°FORCULT SUDESTE
CANCIONEIROS DO IPUB – ATRAVESSAMENTOS DA MÚSICA EM UMA INSTITUIÇÃO PSIQUIÁTRICA
CIRCUITOS PARA O ENCONTRO: PROPOSTAS E DESAFIOS DAS MEDIAÇÕES EM REDE
COMO A ETNOGRAFIA ANTROPOLÓGICA FORTALECE O EUROCENTRISMO NA HISTÓRIA DA ARTE- REFLEXÕES SOBRE CONCEITOS RACIAIS NO BRASIL.
CORAL BRASIL ENSEMBLE-UFRJ CELEBRA OS 172 ANOS DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFRJ CANTANDO A PASTORAL DE ERNANI AGUIAR, PARA CORO MISTO E ORQUESTRA DE CÂMARA
CORAL DO CCJE – A MÚSICA E O ENCONTRO. A TROCA E O ACOLHIMENTO
CORPO E SOM: SENSIBILIZAÇÃO CRIATIVA DO CORPO PANDÊMICO
CURADORIA, TRABALHO RECEPTIVO E NARRATIVAS CONTRA HEGEMÔNICAS NA 2ª CONFERÊNCIA INTERUNIVERSITÁRIA DE CULTURA
DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: A ATUAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA DE COMUNICAÇÃO DO FÓRUM DE CIÊNCIA E CULTURA
ENTRE DANÇAS E COMPOSIÇÃO MUSICAL: TRANS PIRA AÇÃO EM SONÂNCIAS DO SEU PROCESSO DE CRIAÇÃO
FORMA, VIVÊNCIA E IMAGINÁRIO CONTEMPORÂNEO: ESCRITA CRÍTICA A PARTIR DE TRÊS TRABALHOS NA BIENAL DA EBA/UFRJ
GUERRILHAS URBANAS
HÁ CRIATURA MUTÁVEL: UMA REFLEXÃO SOBRE O POSSÍVEL A PARTIR DA VIII BIENAL DA EBA
IMAGENS DA HSTÓRIA: RELATOS DA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA ICONOGRÁFICA EM TEMPOS PANDÊMICOS
LA CAMBIALE DI MATRIMONIO: CONSTRUÇÃO DO SITE DE DIVULGAÇÃO
MEDIAÇÃO NA BIENAL DA ESCOLA DE BELAS ARTES: INTERAÇÕES SENSÍVEIS E REFLEXIVAS COM ARTE CONTEMPORÂNEA
NOS GIROS DA EMANCIPAÇÃO: CURA EMOCIONAL ATRAVÉS DO MOVIMENTO
O CACURIÁ E OS EFEITOS DO REBOLADO
O CONJUNTO SACRA VOX E A CRIAÇÃO DO ‘ESTAÇÃO SACRA VOX’
O CORDEL BRASILEIRO
O ENSINO DE PERCUSSÃO REMOTO – DESAFIOS E CONQUISTAS.
O MOVIMENTO DAS SAIAS NOS CORPOS DANÇANTES DA CULTURA POPULAR TRADICIONAL.
OPERA DA UFRJ – ANIMAÇÃO
PERMITINDO-SE TRANSFORMAR: ARTE E PRODUÇÃO CRÍTICA NA BIENAL DA ESCOLA DE BELAS ARTES/UFRJ
PRÉ-VISUALIZAÇÃO EM 3D DE ESPAÇOS CULTURAIS DA UFRJ
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DO ACERVO DIGITAL DE PARTITURAS DO CURSO DE BACHARELADO EM REGÊNCIA CORAL E DO PROJETO DE EXTENSÃO CONJUNTO SACRA VOX DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFRJ
SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: A CONSTRUÇÃO DO TESAURO DALCOLMO NA ÁREA DE PNEUMOLOGIA
SÔDADE BRASILIS – PRÁXIS EDUCATIVA NA LINGUAGEM DO CHORO
TRANS PIRA AÇÃO
VÍDEO PERFORMANCE: O EXPRESSAR DOS QUADRIS NAS DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS
VIOLÕES DA UFRJ: COLETIVIDADE, TECNOLOGIA E MÚSICA