Concepções de natureza na cosmologia ameríndia e na história do ocidente
Articulando saberes sobre o tema natureza, a superintendência de Divulgação Científica do Fórum de Ciência e Cultura promove o debate “Concepções de natureza na cosmologia ameríndia e na história do ocidente”
Diálogos intelectuais entre diferentes áreas do saber podem produzir significativos resultados para o conhecimento acadêmico. Com o objetivo de articular saberes sobre o tema natureza, a superintendência de Divulgação Científica do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ promove o debate “Concepções de natureza na cosmologia ameríndia e na história do ocidente”.
Com caráter interdisciplinar, o painel busca explorar e difundir o diálogo entre pesquisadores de diferentes áreas científicas da nossa Universidade, como Ecologia e Antropologia. O debate será mediado pela coordenadora do Fórum, Christine Ruta, e contará com a participação do antropólogo Marco Antônio Gonçalves (IFCS/UFRJ) e do ecólogo Fábio Scarano (IB/UFRJ).
As concepções de natureza elaboradas por diferentes histórias e cosmologias tem como alvo principal suscitar junto à população a percepção de que nossa vida social e cultural não existe senão enquanto parte integrante da natureza. A própria sobrevivência da espécie está em jogo diante dos problemas que se avolumam nas relações entre as sociedades modernas e a chamada natureza.
O evento “Concepções de natureza na cosmologia ameríndia e na história do ocidente” acontece no dia 28/9 (quarta-feira) às 19h, no canal do Fórum no YouTube.