vem aí a XVIII mostra de teatro da ufrj

No próximo dia 4/12 começa a XVIII Mostra de Teatro da UFRJ. Iniciado em 2001, o evento reúne anualmente os trabalhos de conclusão de curso dos alunos de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ e o espetáculo do projeto EncenaAção, do Colégio de Aplicação da UFRJ. A Mostra de Teatro da UFRJ é um dos Grupos Artísticos de Representação Institucional (GARINs) da UFRJ, apoiado pelo Programa de Apoio às Artes, o PROART, em 2017.

 

Além dos alunos-diretores em conclusão de curso, envolvem-se nas equipes das peças da mostra alunos dos cursos de Cenografia e Indumentária da Escola de Belas Artes, de Dança da Escola de Educação Física e Desportos, da Escola de Comunicação, e de vários períodos da Direção Teatral; secundaristas do Colégio de Aplicação – todos da UFRJ, orientados por docentes das respectivas unidades. Além disso, o evento conta ainda com componentes de outras instituições e da sociedade civil.

Esforço para mostrar: negritude e mulheres em pauta

Das costumeiras três apresentações para cada peça, dessa vez o evento contará com apenas uma exibição de cada obra, em razão de cortes orçamentários que dificultaram a captação de verbas para a produção e montagem dos espetáculos.

Ainda assim, a programação promete. Nesta edição, a mostra reúne nove espetáculos, com a predominância de temas como a negritude e as mulheres. É de mulheres inclusive a direção de mais da metade dos espetáculos da mostra.  

A XVIII edição traz também obras relacionadas à problemáticas sociais relevantes e atuais como: pessoas em situação de rua, especulação imobiliária e até uma adaptação de Dom Quixote, obra clássica e cada vez mais atual.

Dois eventos simultâneos e gratuitos

Outra novidade deste ano é o calendário totalmente simultâneo da “XVIII Mostra de Teatro” e da “Amostra Grátis 2018” – resultado dos trabalhos da disciplina “Direção V”, do 6º período (primeira oportunidade de apresentação pública dos trabalhos da Direção Teatral). O evento também tem apoio do PROART.

De terça a sexta dos dias 4/12 a 14/12, serão apresentadas 8 peças curtas, com 2 exibições cada. Com formato dinâmico e experimental, as obras são compostas por apenas dois atores e têm até trinta minutos de duração. Na edição deste ano, os trabalhos foram baseados nas obras de William Shakespeare.

Considerando os dois eventos, serão realizadas 25 apresentações de 15 peças. Em alguns dias serão até quatro espetáculos diferentes por dia. E o melhor: a entrada é gratuita!  

EncenaAÇÃO – Programação adiantada

Por conta do calendário enxuto e da diferença de datas de término do ano letivo entre graduação e ensino básico, a peça “Roda Viva”, do projeto “EncenaAÇÃO” do Colégio de Aplicação, se apresentou alguns dias antes das peças de formatura e em local diferente: no Teatro do próprio CAp/UFRJ, nos dias 22 e 23/11/2018, às 19h.

Resumo da programação

Clique para ver e/ou baixar a programação completa 


SERVIÇO

Quando

De 4/12 a 14/12

Às terças, quartas, quintas e sextas. 

Onde

Escola de Comunicação da UFRJ – Campus Praia Vermelha

Av. Pasteur, nº 250 – Campus da Praia Vermelha

(entrada também pela Av.Venceslau Brás, nº 71 – ao lado do Instituto Municipal Philippe Pinel)

Como chegar

Quanto

Entrada franca (sujeito à lotação).

Serão distribuídas senhas 1 hora antes.

Traga 1Kg de alimento não perecível.

Vá de transporte público!

O campus da Praia Vermelha não dispõe de estacionamento para o público.

Mas você pode chegar à Escola de Comunicação de várias formas:

Metrô: Botafogo: a 15 min a pé ou integração 513

Ônibus: Tro1, Tro2, Tro3, Tro4, 107, 415, 426, 432, 433, 434, 455, 456, 457, 464, 472, 474, 483, 485, 583, 740D

Bicicleta: estações Bike Rio (50, 57, 86, 89)


REALIZAÇÃO: Escola de Comunicação da UFRJ

CO-REALIZAÇÃO: Colégio de Aplicação da UFRJ, Escola de Belas Artes da UFRJ, Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ

APOIO: IPUB – Instituto de Psiquiatria da UFRJ, NUTEC – HUBITEC – Núcleo Teatral das Ciências Humanas, Biológicas e Tecnológicas, Prêmio Nelson Seixas – Prefeitura de São José do Rio Preto, Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro – Centro de Artes Calouste Gulbenkian, SUAT – Sistema Universitário de Apoio Teatral

Este projeto foi apoiado pelo edital “PROFAEx – Programa Institucional de Fomento Único de Ações de Extensão 2018”, da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ (PR-5).

Veja mais

Se inscrever
Notifcar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários