Bloco Minerva Assanhada realiza segundo ensaio

O Carnaval da UFRJ vai ser diferente este ano. O Bloco Minerva Assanhada está de volta com o enredo “UFRJ, 100 Anos de Arte, Ciência e Balbúrdia”. Nos preparativos para a festa, alunos, professores e técnico-administrativos se reuniram na quarta-feira, 12/02, na Prefeitura Universitária para o segundo ensaio do ano.

O Carnaval da UFRJ vai ser diferente este ano. O Bloco Minerva Assanhada está de volta com o enredo “UFRJ, 100 Anos de Arte, Ciência e Balbúrdia”. Nos preparativos para a festa, alunos, professores e técnico-administrativos se reuniram na quarta-feira, 12/02, na Prefeitura Universitária para o segundo ensaio do ano.

A retomada do bloco, que foi criado em 2003, é uma iniciativa conjunta do Fórum de Ciência e Cultura, do Sintufrj e da Adufrj, e conta com o apoio da Prefeitura Universitária (PU), que ofereceu o campo de futebol, no Fundão, como espaço para os ensaios. A ideia, porém, é não concentrar as atividades apenas lá. Já estão marcados um ensaio e um desfile no campus da Praia Vermelha e um desfile que sairá do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Segundo a organização do bloco, o objetivo é dar visibilidade e garantir a participação de toda a comunidade acadêmica na comemoração do centenário.

“Temos que comemorar muito os 100 anos da UFRJ. O Minerva Assanhada é mais um espaço de resistência diante de todos os ataques que as universidades vêm sofrendo. Voltamos e vamos continuar mantendo o bloco na rua para o carnaval e para outras atividades da UFRJ na defesa da educação pública, gratuita, referenciada e para todos”, garante Joana Maria de Angelis, diretora do Sintufrj.

Capaz de mobilizar a comunidade, o projeto tem contribuído para revigorar espaços dentro da universidade. “Esse espaço da Prefeitura era um pouco abandonado e nós resolvemos fazer toda a iluminação, para que possamos ter aqui mais um ambiente de convivência entre funcionários, docentes e alunos. Um lugar para reunir o bloco não apenas no carnaval, mas o ano inteiro, e poder fazer aqui nossa balbúrdia”, explica Marcos Maldonado, prefeito da UFRJ. 

FCC8553

Além da participação de alunos, docentes e servidores, a bateria do bloco está sendo composta em parceria com as ritmistas do Fina Batucada, grupo da Escola de Música Villa-Lobos. No ensaio, além da passagem de som e letra, foi possível acompanhar a evolução dos instrumentos. “As pessoas estão se entrosando e hoje já conseguimos ensaiar melhor algumas viradas, entradas, saídas”, explica Mestre Riko, um dos responsáveis por garantir o ritmo do bloco. “Vamos fazer uma parceria daquelas. Vai ser um blocão!”, afirmou. 

FCC8524Mestre Riko aquece os ritmistas

Juntam-se no comando dos instrumentos os mestres Leonardo Bussinger, ex-aluno do curso de Fisioterapia e Guilherme Tavares, aluno do curso de Medicina. “É uma honra gigantesca poder fazer parte desse momento histórico na nossa Universidade. Sou muito grato à Diretoria do bloco pela oportunidade. Temos feito uma parceria muito feliz à frente da Bateria Assanhada”, conta Bussinger, que é um dos fundadores da bateria universitária do curso de Fisioterapia, a Aponeurótica, e ritmista da União da Ilha. 

“Um bloco de Carnaval desfilando pela Ilha do Fundão, oficialmente pensado e construído por gente da UFRJ para gente da UFRJ: isso é maravilhoso e histórico. Tenho certeza que a partir de 2020 teremos sempre o Minerva Assanhada dando seu recado e mostrando que a gente está junto para fazer ciência, arte, e também uma bagunça organizada, feliz e autônoma”, completou.

Com uma letra que valoriza a história da UFRJ, a ciência e a educação, o samba-enredo funciona ao mesmo tempo como crítica aos ataques sofridos pela universidade pública e celebração à resistência exercida pela instituição na defesa da democracia, do ensino público e de qualidade para todos.

FCC8698Darlene Duarte, intérprete oficial do Minerva Assanhada

“Eu sou UFRJ, sempre estive aqui e nessa data tão importante estar defendendo esse samba no Minerva, é uma honra para mim”, conta Darlene Duarte. Escolhida para ser a voz oficial do Minerva, a cantora traz a experiência de outros carnavais, já que participa como puxadora de duas escolas de samba do Carnaval do Rio: a Unidos da Ponte e a União de Jacarepaguá.

Você também pode participar! Confira a agenda completa de ensaios e desfiles. Traga seu instrumento e sua galera e venha se divertir com a gente!

Confira o samba deste ano:

78841812 2890902844255136 7350607751376011264 n

UFRJ, 100 Anos de Arte, Ciência e Balbúrdia

Autores: Noca da Portela e Roberto Medronho
Intérprete: Diogão Pereira
Enredo elaborado por Luiz Carioca, Joana de Angelis, Miriam Starosky e Tatiana Roque

Olha a Minerva de novo aí
Eu vou cair de corpo e alma na folia

São 100 anos de existência
E resistência
Com arte, ciência e consciência

Quero esquecer os desenganos
Que passei nesses anos
De golpe na democracia

Vamos dar um basta na tristeza
Virar a mesa
com alegria e autonomia

Direito, medicina, engenharia