O Fascismo da Ambiguidade: um ensaio conceitual
“O fascismo está entre nós”. Essa é uma das afirmações feitas por Pedro Duarte, professor […]
“O fascismo está entre nós”. Essa é uma das afirmações feitas por Pedro Duarte, professor de Filosofia da PUC-Rio, e autor da resenha sobre a obra “O fascismo da ambiguidade: um ensaio conceitual”, de Marcia Sá Cavalcante Schuback.
A resenha, que acaba de ser publicada no site da Fórum UFRJ em Revista (link na bio), analisa o livro lançado neste ano pela Editora UFRJ.Na obra, Schuback busca compreender a nova forma de fascismo que hoje nos abate. Sua intenção é expor uma busca conceitual, mais do que uma análise da política fascista do governo, ou melhor, do desgoverno brasileiro, segundo ela.
Já Duarte, em sua resenha, aponta questões relevantes para uma compreensão lúcida da realidade brasileira: “Diante do horror que nos espanta na política contemporânea, persiste uma dúvida em diversas tentativas de compreensão: o quanto categorias já conhecidas da tradição devem ser mobilizadas?”.
Leia aqui a resenha na íntegra. Já o livro “O fascismo da ambiguidade: um ensaio conceitual” pode ser adquirido no site da Editora UFRJ.