Superdicc visita Grupos e Projetos Artísticos de Representação Institucional

Responsável pelo suporte aos grupos e projetos, a nova gestão da Superintendência de Difusão Científica e Cultural (Superdicc) do Fórum estabeleceu como primeira iniciativa visitar os grupos e equipes dos projetos – a maioria em seus espaços de trabalho.

O objetivo principal é aprofundar o diálogo e afinar as ações de modo ainda mais incisivo, levando em conta a atual conjuntura, marcada pela redução de investimentos no campo cultural.

 

Reuniao SuperdiccDa esq. para dir, de cima para baixo.: Visita à Cia Folclórica do Rio, Sistema Universitário de Apoio 
Teatral (SUAT), grupo InVersos e Cia de Dança Contemporânea da UFRJ

Não é de hoje que a UFRJ se apresenta como importante polo de produção e distribuição de arte e cultura na cidade e no país. Com a elaboração de uma política cultural, em 2012, a UFRJ institucionalizou algumas destas iniciativas, tornando as ações culturais ainda mais relevantes, para dentro e fora da universidade. 

Desde que foi aprovada, a política cultural vem sendo implementada, não apenas, mas principalmente, pelo Fórum de Ciência e Cultura (FCC), com ações bastante expressivas.  Com o lançamento do Programa de Apoio às Artes (PROART), foram criados os Grupos e Projetos Artísticos de Representação Institucional, os GARINs e PARINs, respectivamente, viabilizando vínculos mais potentes entre os agentes culturais e a universidade. Atualmente em seu segundo edital, o Programa reúne hoje doze GARINs e quatro PARINs.

Responsável pelo suporte aos grupos e projetos, a nova gestão da Superintendência de Difusão Científica e Cultural (Superdicc) do Fórum estabeleceu como primeira iniciativa visitar os grupos e equipes dos projetos – a maioria em seus espaços de trabalho. O objetivo principal é aprofundar o diálogo e afinar as ações de modo ainda mais incisivo, levando em conta a atual conjuntura, marcada pela redução de investimentos no campo cultural.

Para Adriana Schneider, nova superintendente da Superdicc, os projetos revelam a importância e a diversidade da produção artística e cultural da universidade. “São iniciativas potentes realizadas de forma apaixonada e dedicada por professores, estudantes, e técnicos da UFRJ. Muitos destes projetos existem há mais de 25 anos, de forma continuada”, explica. 

Do teatro à música erudita, os projetos apresentam linguagens, estéticas e propostas distintas, mas se aproximam em sua missão institucional: promover arte e cultura para dentro e fora da universidade, alcançando tanto o público universitário quanto a sociedade civil de modo geral.  Entre 28 de novembro e 19 de dezembro, 13 iniciativas, entre Garins e Parins receberam a visita da Superdicc.

Além de conhecer as ações mais de perto, a intenção dos encontros é aprofundar o diálogo com os grupos e projetos, reconhecer e organizar suas demandas específicas. No ano em que a UFRJ completa 100 anos, a ideia é intensificar as ações, fortalecendo a Política Cultural da universidade. Segundo Schneider, é primordial buscar que tais ações sejam desenvolvidas de forma coletiva e participativa junto aos grupos e produtores culturais da universidade. “Em tempos de criminalização da educação e da cultura e cortes brutais no orçamento, estruturar e aprimorar o Programa de Apoio às Artes, por exemplo, será um grande desafio, que vale a pena enfrentar. Que o centenário da UFRJ possa afirmar seu compromisso com a cultura”, completou.

A Política Cultural da UFRJ
Desde 2012, a UFRJ conta com uma Política Cultural, construída pela comunidade universitária e aprovada pelo Consuni. Reunidas no documento Você Faz Cultura, as diretrizes vêm sendo postas em prática pelo FCC, órgão que ficou responsável não apenas por pensar, mas por executar e dar suporte às ações artísticas e culturais da universidade.

Confira abaixo a lista completa dos Garins e Parins da UFRJ:

  1. 1. Arte na Educação Básica: Criação, Formação e Resistência
    2. Cancioneiros do IPUB
    3. Comemorando a Canção com Reunião Poética Originária (Grupo: In-Versos)
    4. Companhia de Dança Contemporânea
    5. Companhia Folclórica do Rio-UFRJ
    6. Coral Brasil Ensemble 
    7. Conjunto SacraVox
    8. Mostras do Curso de Direção Teatral
  2. 9. Núcleo de Pesquisa em Dança e Cultura Afro-Brasileira – NUDAFRO  
    10. Ópera na UFRJ
  3. 11. Quinteto Experimental de Sopros da UFRJ
  4. 12. Orquestra de Sopros
    13. Orquestra Sinfônica da UFRJ 
    14. Sistema Universitário de Apoio Teatral – SUAT
    15. Sôdade Brasilis – Grupo de Choro
  5. 16. Violões da UFRJ

Texto: Victor Terra 
Fotos: Patricia Klein

Veja mais

Se inscrever
Notifcar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários