Faculdade de Educação Organiza o Evento 68/50 – Um Possível, em Meio ao Sufoco
Nos dias 25 e 26 de abril, a Faculdade de Educação realiza o evento “68/50 – Um possível, em meio ao sufoco”, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE)/UFRJ.
Nos dias 25 e 26 de abril, a Faculdade de Educação realiza o evento “68/50 – Um possível, em meio ao sufoco”, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE)/UFRJ. Serão apresentadas as mesas-redondas: 68 e as reconversões subjetivas; Estética, pensamentos e política; Contracultura, ética e acontecimento, e O maio de 68 por aqui e o que veio depois. O objetivo das atividades é retornar, 50 anos depois, aos dias de 1968 e repensar os desdobramentos e impacto das ações na atualidade.
Maio de 68 permanece como um signo maior de novas configurações e de novos possíveis. São novas perspectivas, novos processos de subjetivação, novas formas da política, novos sujeitos em luta. Das universidades para as ruas já existe um movimento que contraria expectativas e explicita a reversão de um determinado estado de coisas. A contraefetuação de um estado de coisas é a marca do movimento.
Será discutido texto de Deleuze & Guattari, escrito cerca de 15 anos depois dos acontecimentos de 1968. Os autores estabelecem uma recensão do que aconteceu: a (in) atualidade, os devires e as perspectivas ético-políticas do Maio. Um possível, em meio a tanto sufoco: da nova estética da vida à nova pedagogia do mundo e das gentes.
O programa conta com a participação dos professores Alessandro Carvalho (UNIRIO), Auterives Maciel (PUC-Rio), Carlos Vainer (FCC/UFRJ), Elton Luiz (UNIRIO), Mariana de Toledo Barbosa (UFF), Mario Bruno (UERJ e UFF), Ovídio Abreu (UERJ), Paulo Oneto (UFRJ), Rodrigo Guerron (UERJ) entre outros.
O Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE)/UFRJ fica na avenida Rui Barbosa, 762, térreo – Flamengo.
Veja mais
vem aí a XVIII mostra de teatro da ufrj
No próximo dia 4/12 começa a XVIII Mostra de Teatro da UFRJ. Iniciado em 2001, o evento reúne anualmente os trabalhos de conclusão de curso dos alunos de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ e o espetáculo do projeto EncenaAção, do Colégio de Aplicação da UFRJ. A Mostra de Teatro da UFRJ é um dos Grupos Artísticos de Representação Institucional (GARINs) da UFRJ, apoiado pelo Programa de Apoio às Artes, o PROART, em 2017.