Fórum apresenta projetos para a celebração dos 100 anos da UFRJ

As comemorações do centenário da UFRJ estão tomando forma. Na segunda, 17/02, a coordenação do Fórum apresentou na Plenária de Decanos e Diretores alguns dos eventos que irão compor a programação do projeto UFRJ Faz 100 Anos. O FCC será responsável pelo calendário e pela organização das celebrações do centenário, que começam em fevereiro e vão até o final de 2020. A reunião aconteceu no salão do Consuni e reuniu cerca de 70 participantes, incluindo a reitora Denise Pires de Carvalho, o vice-reitor, Carlos Leão da Rocha, e o prefeito da UFRJ, Marcos Maldonado. 

As comemorações do centenário da UFRJ estão tomando forma. Na segunda, 17/02, a coordenação do Fórum apresentou na Plenária de Decanos e Diretores alguns dos eventos que irão compor a programação do projeto UFRJ Faz 100 Anos. O FCC será responsável pelo calendário e pela organização das celebrações do centenário, que começam em fevereiro e vão até o final de 2020. A reunião aconteceu no salão do Consuni e reuniu cerca de 70 participantes, incluindo a reitora Denise Pires de Carvalho, o vice-reitor, Carlos Leão da Rocha, e o prefeito da UFRJ, Marcos Maldonado. 

Ao comentar as propostas, Tatiana Roque explicou que as iniciativas ainda estão em elaboração e que é fundamental a participação da comunidade universitária com sugestões de atividades para compor o calendário. “É justamente por isso que estamos expondo aqui. Colaborações são muito bem vindas”, afirmou. 

d200217 022Tatiana Roque explicou cada um dos projetos em elaboração.
Fotografia: Eneraldo Carneiro / FCC – UFRJ

O mesmo foi reforçado pela reitora Denise Pires de Carvalho: “Não é um projeto fechado. Isso é o que já está agendado, mas é o início, um ponto de partida”, disse. A intenção é montar a programação com pelo menos um grande evento por mês. A reitora reforçou ainda a necessidade de um projeto afinado e à altura da história da UFRJ, mas sem deixar de lado a responsabilidade que o momento exige. “Precisamos estar juntos e esperamos que esse projeto cresça ainda mais”, disse. 

No momento em que as universidades sofrem com os cortes no orçamento, as comemorações do centenário têm sido pensadas com cautela e pés no chão. “Estamos pensando essa programação sem utilizar orçamento da UFRJ. Vamos aproveitar o que a universidade já oferece. Toda a programação dos 100 anos foi pensada para que a gente não dependa de orçamento da UFRJ, aproveitando o que temos de riqueza: as pessoas, a produção de conhecimento, arte, cultura e ciência, os locais e as parcerias”, afirmou Tatiana Roque. 

Artur Moes 3Fotografia: Artur Moês / CoordCom – UFRJ

 

Confira os projetos apresentados

ufrj 100 anos colorido horizontal

FEVEREIRO
Bloco Minerva Assanhada
Criado em 2003, o bloco oficial da UFRJ voltará às ruas e já tem seus ensaios acontecendo. Os desfiles também já possuem data marcada. O primeiro deles será na Cidade Universitária (13/03) e o outro no campus da Praia Vermelha (20/03). Confira a agenda completa. (link para evento Facebook).

MARÇO
Aula Magna, com o professor Carlos Nobre (USP)
Professor da USP, Nobre é um dos principais estudiosos sobre a Amazônia e as questões climáticas. A aula “Clima, biodiversidade e desenvolvimento socioeconômico: desafios para o Brasil no século XXI” acontece no dia 30 de março, às 14h, no Auditório Horácio de Macedo (Fundão).

ABRIL
Abertura oficial do projeto UFRJ Faz 100 Anos, no Theatro Municipal
No dia 2 de abril, às 19h, a Orquestra Sinfônica da UFRJ e o Coro Sinfônico da UFRJ irão se apresentar no Theatro Municipal a preços populares.

Aula Inaugural das Licenciaturas, com António Nóvoa
No dia 6 de abril, o professor António Nóvoa ministrará a aula inaugural dos cursos de licenciaturas, intitulada “A casa comum: universidade-escola”. Nóvoa é um dos participantes na fundação do Complexo de Formação de Professores, política institucional de articulação da formação inicial e continuada de professores, com foco na Educação Básica. A atividade é elaborada em parceria com o Complexo de Formação de Professores. 

MAIO
Seminário Os Amanhãs Desejáveis, com participação de Kurt Wuthrich, Prêmio Nobel de Química
Organizado pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), o seminário internacional “Os Amanhãs Desejáveis” vai acontecer entre os dias 24 a 27 de maio, ainda sem local definido. A abertura será feita por Kurt Wuthrich, prêmio Nobel de Química. 

Festival Carolina de Jesus 
Comemoração dos 60 anos de publicação do livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus. Construído em parceria com a Feira Literária das Periferias, a FLUP, o festival acontece nos dias 30 e 31 de maio, na sede do FCC, na Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo. Entre as atividades haverá palestras, atrações literárias e culturais. 

JUNHO 
Aniversário do Museu Nacional
No dia 6 de junho, o Museu Nacional completa 202 anos e UFRJ prepara um evento para celebrar a data, ainda sem maiores detalhes. Mais informações em breve.

JULHO 
Seminário Negritude, Mulheres e Universidade, com participação de Sueli Carneiro
No mês dedicado às mulheres negras, o FCC, em parceria com a Pró-reitoria de Pessoal (PR4), Pró-reitoria de Extensão (PR-5) e o Fórum M – Fórum de Mulheres da UFRJ, realizarão o Seminário Negritude, Mulheres e Universidade. A abertura acontece no dia 1º de julho e conta com a presença confirmada da escritora e ativista Sueli Carneiro.

Casa UFRJ na FLIP 2020
A UFRJ poderá marcar presença na Feira Literária Internacional de Paraty, a FLIP 2020. A ideia da organização é conseguir produzir uma Casa da UFRJ no evento, que acontece entre 29 de julho e 2 de agosto. A coordenadora do Fórum explicou que a pretensão é utilizar uma biblioteca ou uma escola pública para alojar as atividades da UFRJ durante a FLIP. Ainda em aberto, o projeto está sendo pensado em cooperação com a Secretaria Municipal de Educação de Paraty e tem a participação da Editora UFRJ, que é responsável por pensar na programação da Casa, caso a proposta se concretize. 

AGOSTO 
UFRJ, FIOCRUZ, UERJ e PUC no Museu do Amanhã
Em 2020, além do centenário da UFRJ, outras instituições comemoram datas importantes: a Fiocruz completa 120 anos, a UERJ, 70 anos e a PUC-Rio, 80 anos de existência. Pensando nisso, em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, a UFRJ organizará no Museu do Amanhã um seminário para falar de ciência, tecnologia e a importância das instituições científicas no cenário nacional e global.  

SETEMBRO
7 de setembro – Aniversário da UFRJ
No dia oficial de seu aniversário, a UFRJ inaugura a exposição do centenário, na sede do Fórum de Ciência e Cultura, no Flamengo. Dividida em três partes, a mostra propõe pensar o passado a partir da memória, construindo uma linha do tempo sobre a história da instituição. A ideia é contar o presente por meio da visualização de dados do que representa a UFRJ hoje. Para falar de futuro, a exposição quer proporcionar ao público a experiência da realidade virtual, mostrando possíveis cenários em relação aos panoramas climáticos. Para isso, busca uma parceria com o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia, o Lamce, da COPPE/UFRJ, desenvolvedor de estudos que utilizam recursos da realidade virtual. O projeto conta com a participação de professores e alunos da Escola de Belas Artes, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Letras, técnicos do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ, entre outros participantes.

OUTUBRO
Atividade voltada para educação, em parceria com o Complexo de Formação de Professores, ainda sem data e local definidos.
Principal objetivo é reforçar na comemoração dos 100 anos da UFRJ, o vínculo entre universidade e ensino básico. 

NOVEMBRO 
Seminário UFRJ + 100: Desafios para o Brasil, com participação de Thomas Piketty
“O que queremos ser nos próximos 100 anos?”. Essa é a pergunta a ser respondida no seminário UFRJ +100: Desafios para o Brasil, que acontecerá de 3 a 6 de novembro. O evento ainda está sendo construído, mas já tem confirmada a presença do economista francês Thomas Piketty, que fará a conferência de encerramento, no dia 6, às 11h, no Fundão. Quanto às mesas que irão compor a programação, a intenção é que elas sejam pensadas de forma coletiva, conforme apontou Tatiana Roque: “A partir de alguns eixos temáticos sugeridos pelo Fórum [a serem ainda divulgados], a ideia é que diferentes unidades, com ajuda de suas decanias, propusessem debates interdisciplinares sobre questões de futuro. Queremos montar mesas que façam dialogar diferentes áreas e assim, proporcionar discussões que sejam voltadas para fora, falando com a sociedade e, ao mesmo tempo, refletindo sobre como cada uma das áreas pode contribuir com o futuro”, explicou. Para a coordenadora do Fórum, o evento não deve se restringir aos universitários, mas buscar alcançar a sociedade de modo mais amplo, podendo funcionar como comunicação eficiente e “grande vitrine para estreitar as relações com a sociedade, mostrar o que a gente faz: algo mais do que urgente num momento de ataques à universidade pública”, afirmou Tatiana. 

DEZEMBRO
Composição musical inédita para o encerramento, na Sala Cecília Meireles
O encerramento oficial das comemorações acontecerá com um concerto na Sala Cecília Meireles, ainda sem data definida. A apresentação contará com a execução de peça inédita, composta exclusivamente para a comemoração dos 100 Anos da UFRJ. “Acabamos de lançar um edital, que é uma parceria entre o Fórum, o Programa de Apoio às Artes (Proart) e o Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ. O concurso vai premiar uma obra composta especialmente para os 100 anos, que será executada neste concerto final”, revelou Tatiana. O edital foi divulgado na semana passada informa que o ganhador receberá um prêmio de R$ 20.000.  

Além do Fórum e de seus órgãos suplementares, participam da organização do projeto UFRJ Faz 100 Anos, o Gabinete da Reitoria, as Pró-reitorias, a CoordCom e a Prefeitura Universitária. Os projetos e articulações têm sido elaborados a partir de cinco comissões: memória, exposição, educação, comunicação, ex-alunos. 

Para mais informações sobre o projeto UFRJ Faz 100 Anos, envie email para 100anosufrj@forum.ufrj.br ou acesse www.forum.ufrj.br  


Texto: Victor Terra 

Veja mais

Se inscrever
Notifcar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários