Museu Nacional Participa do Evento Turismo Cultural de São Cristóvão
O Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão é um passeio por museus e instituições da região, incluindo o Museu Nacional da UFRJ, localizado na Quinta da Boa Vista.
O Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão é um passeio por museus e instituições da região, incluindo o Museu Nacional da UFRJ, localizado na Quinta da Boa Vista. Em 2018, o circuito acontece nos dias 19 e 20 de maio, das 10h às 16h, exceto no MAST, que estende a programação até às 20h, no sábado. Nesses dias, todas os locais visitados terão entrada franca e ônibus gratuitos serão disponibilizados à população.
O evento tem como objetivo promover uma viagem pela história e pela cultura de São Cristóvão. É um bom momento de evidenciar a diversidade e o potencial turístico local, revitalizar o bairro e popularizar esses patrimônios culturais ao oferecer uma programação acessível aos cariocas e turistas, com integração entre os espaços.
O projeto teve início, em 2009, por iniciativa da Câmara Comunitária de São Cristóvão, em parceria com os museus, centro de ciências e demais instituições do bairro. O circuito está em sua 10ª edição e se tornou uma atividade de destaque na Semana Nacional de Museus, promovida todos os anos pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
O ponto de partida é o Parque da Quinta da Boa Vista. De lá saem ônibus que circulam em intervalos regulares e passam pelas seguintes instituições: Museu Nacional da UFRJ, Museu Militar Conde Linhares, 1º Batalhão de Guardas, Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Centro Hípico do Exército, Centro Cultural Maçônico, Museu do Samba e Club de Regatas Vasco da Gama.
Os visitantes podem começar em qualquer um dos pontos. Durante o passeio, serão conduzidos por alunos de Turismo da Universidade Veiga de Almeida e do Centro Adolpho Bloch (FAETEC). Durante o trajeto, cada um escolhe seu próprio roteiro, visitando os locais de maior interesse. Há muita cultura, prédios históricos e acontecimentos para serem conhecidos. Ao sair de cada instituição, os participantes podem embarcar novamente nos veículos gratuitos e identificados.
O Museu Nacional da UFRJ, por exemplo, completa 200 anos neste ano. É a instituição de ciência e cultura mais antiga do Brasil, fundada por Dom João VI, em 1818, com a intenção de estimular o progresso no país. Hoje, é considerado o maior museu de história natural e de antropologia da América Latina, com cerca de 20 milhões de itens no acervo. A antiga residência da família real e imperial portuguesa abriga múmias, fósseis de dinossauros, acervos de etnologia indígena, preguiças gigantes, meteoritos, peças de arqueologia greco-romana, animais empalhados, o esqueleto humano mais antigo das américas entre outros objetos, relíquias e materiais de pesquisas.
O Bairro Imperial de São Cristóvão começou a se destacar no cenário carioca a partir de 1810, quando o príncipe-regente Dom João adotou o Paço da Quinta da Boa Vista como sua residência oficial. Atualmente, além de manter importantes instituições de ensino e pesquisa de referência e espaços museológicos é uma área de lazer entre as mais populares do Rio de Janeiro.
Outras informações:
turismoculturalsaocristovao@gmail.com
http://www.museunacional.ufrj.br
Clécia Oliveira
Veja mais
vem aí a XVIII mostra de teatro da ufrj
No próximo dia 4/12 começa a XVIII Mostra de Teatro da UFRJ. Iniciado em 2001, o evento reúne anualmente os trabalhos de conclusão de curso dos alunos de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ e o espetáculo do projeto EncenaAção, do Colégio de Aplicação da UFRJ. A Mostra de Teatro da UFRJ é um dos Grupos Artísticos de Representação Institucional (GARINs) da UFRJ, apoiado pelo Programa de Apoio às Artes, o PROART, em 2017.