Núcleo Instalações
Núcleo Instalações sob a curadoria de Gloria Ferreira Como termo que se refere às modalidades de […]
Núcleo Instalações
sob a curadoria de Gloria Ferreira
Como termo que se refere às modalidades de apresentação e de exposições de obras de artes, incorporando diversos elementos constitutivos dos lugares específicos em que ocorrem, sejam eles históricos, sociais ou de ordens diversas, como os mitológicos, as instalações não se supõem uma segunda linguagem, mas o próprio acontecimento da arte. No Projeto ArteForum, trata-se essencialmente de trabalhos artísticos que visam ao diálogo, com possíveis revelações e redescobertas, com um espaço com longa vigência histórica na cidade do Rio de Janeiro.
Gloria Ferreira possui graduação no Institut D’Etudes du Développement Economique et Social – Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), pós-graduação em História da Arte e da Arquitetura Brasileira, PUC-RJ, 1988, mestrado (1990) e doutorado (1996) no Institut d’Art et d’Archéologie (Université Paris 1, Panthéon-Sorbonne), pós-doutorado na Escola de Belas Artes – UFRJ, 1996-1997). Atualmente é professora colaboradora da EBA-UFRJ, crítica de arte e curadora independente. É colaboradora da Revista Das Artes – Artes Visuais em Revista.
Jovem Curador: Izabela Pucu
É artista, produtora e pesquisadora. Mestre em Artes Visuais pelo PPGAV/EBA/UFRJ, participou de exposições no Brasil e no exterior, entre elas Brésil Dynamiques de Création, Avignon, 2005, e de editoração de livros como Crítica de Arte no Brasil: Temáticas contemporâneas, (org. Glória Ferreira), Funarte, 2006.
Artistas
Analu Cunha – formada em Comunicação Visual, com Pós-Graduação em História da Arte e da Arquitetura no Brasil, mestrado em Linguagens Visuais (EBA/UFRJ), sendo doutoranda na mesma instituição. É professora no Instituto de Artes da UERJ e na EAV do Parque Lage.
Bruno Miguel – possui Licenciatura em Educação Artística/Artes Plásticas e Pintura na Escola de Belas Artes/UFRJ. Já fez diversos cursos na área. Foi professor na EBA/UFRJ em 2010 e está atualmente da EAV Parque Lage. Participou de várias exposições coletivas na América do Sul.
Coletivo Gráfico – criado em 2010, o grupo atua no intermédio entre o campo da arte, da pesquisa acadêmica, da arte de rua e do design. Alguns trabalhos de intervenção do Coletivo: o muro do Espaço Cultural Sérgio Porto e o trabalho Cristo Vazado em ruas de Botafogo, Humaitá e Centro. Contato:
Gustavo Prado – é graduado em Filosofia (UFRJ) e em Programação Visual, estudou na EAV Parque Lage com Ana Bella Geiger, Iole de Freitas, Paulo Sérgio Duarte e Charles Watson. Participou de várias exposições coletivas. Obras suas compõem o acervo do MAM-RJ, na coleção Gilberto Chateaubriand.
Helio Branco – formou-se em escultura e possui mestrado em Linguagens Visuais. Estudou pintura, teoria da arte, serigrafia, fotografia, cor e estética. A mais recente exposição, dESAPEGO, de 2010, é uma ação independente nas ruas da cidade. Integra o coletivo de artistas Imaginário Periférico e o grupo Pós-Formance, dentre outros.
Leonardo Motta Campos (ou AoLeo), atua como artista, diretor, cenógrafo, ator e performer. É formado em Artes Plásticas (UERJ) e cursou Artes Cênicas (UFRJ), Habilitação em Direção Teatral (incompleto). Fez cursos na EAV do Parque Lage.
Romano (Floriano Araujo Peixoto), formou-se em Gravura na EBA/UFRJ e é mestre em Linguagens Visuais. Recebeu diversos prêmios e bolsas de estudo. Expôs seu trabalho em mostras coletivas, tais como a Nova Arte Nova (CCBB, RJ, 2009); Futuro do Presente (Itaú Cultural, 2007); e a mostra individual Do Deslocamento(Portugal, 2000).
Ronald Duarte – é mestre em Linguagens Visuais pela EBA/UFRJ. Desde 1997, participa de exposições coletivas no Brasil e no exterior, entre elas Choque de Monstro (MAM-RJ) e Estrela de Luz (Havana, 2011), além de expor em Espanha, Holanda e Argentina. Recebeu o Prêmio Marcantonio Vilaça (2006) e a Bolsa Iberê Camargo (2008).
Rosana Ricalde – é bacharel em Gravura (EBA/UFRJ). Realizou inúmeras exposições individuais (O Percurso da Palavra; Palavras Compartilhadas; Jardines Móviles – esta junto com Felipe Barbosa) e coletivas(MAPPAMUNDI; Gigantes por su propia naturaleza; Ya se leer). Fez residências artísticas no exterior. Recebeu o Prêmio Marcantonio Vilaça III edição.
Leia mais
Programação Dia 4
Programação Dia 5
Atividades continuadas
Workshops e Oficinas
Programação Completa (PDF)
Mapa do ArteForum (PDF)
…………………………………………..
Sobre os coordenadores
Sobre os convidados nacionais e internacionais
Núcleo Performance
Núcleo Literatura Digital
Núcleo Instalações
Núcleo Transcinema
Núcleo Paisagens Sonoras
…………………………………………..