Núcleo Performance
Núcleo Performance sob a curadoria de Ângela Leite Lopes Dentro da perspectiva dessa conversa de linguagens […]
Núcleo Performance
sob a curadoria de Ângela Leite Lopes
Dentro da perspectiva dessa conversa de linguagens proposta pelo ArteFórum, a performance aparece como um dos meios privilegiados para o diálogo por colocar, por definição, o gesto artístico em contracena. Convidando artistas que têm na cena seu campo de origem – autores, encenadores, atores, coreógrafos, bailarinos, cenógrafos, figurinistas, iluminadores –, a ideia é transitar pelos eixos escolhidos e, junto com criadores de outros campos, explorar a teatralidade do Palácio Universitário da Praia Vermelha, que tem, ele mesmo, muita história para contar.
Ângela Leite Lopes é tradutora e professora do Curso de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas-Artes da UFRJ. É autora de Nélson Rodrigues, trágico, então moderno (Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007, 2. ed. revista e ampliada) e diretora da coleção dramaturgias da editora 7 Letras.
Jovem Curador e artista: Lara Seidler
é bailarina, coreógrafa e pesquisadora, docente do Departamento de Arte Corporal da UFRJ. Mestre em Ciência da Arte (UFF) e doutoranda em Artes Visuais na Escola de Belas Artes/UFRJ. Participa da Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ e integra o Grupo de Pesquisa de Arte Corporal/UFRJ.
Artistas
Ana Abbott – atriz formada pela CAL (1998) e em Artes Cênicas pela Uni-Rio (2004). Foi co-fundadora do Grupo Alice 118, tendo atuado em vários espetáculos. Em 2009, integrou o Teatro Oficina Uzyna Uzona, de José Celso Martinez Corrêa, trabalhando em Cacilda!! Estrela Brazyleira a Vagar-Cacilda!! e O Banquete. Em cinema atuou em curtas, como Retrato do Artista com 38 na mão, e em longas, como Memórias Póstumas, Dom e Cilada.com. Está em cartaz com Senhora dos Afogados.
Desirée Bastos – cenógrafa e figurinista, graduou-se em Artes Cênicas (UFRJ) em duas habilitações: Indumentária e Cenografia. Possui mestrado em Artes Visuais pela EBA/UFRJ (2010) com o trabalho Cena para um figurino. Desde 2003, atua em televisão, cinema, teatro, ópera, publicidade e carnaval. Atualmente é professora efetiva da UFRJ no curso de Indumentária.
Eleonora Fabião – atriz, performer e teórica da performance. Professora Adjunta do Curso de Direção Teatral (ECO/ UFRJ), Doutora em Estudos da Performance (New York University) e Mestre em História Social da Cultura (PUC-RJ). Fabião tem realizado performances e publicado no Brasil, nas Américas e na Europa. Atualmente desenvolve pesquisa sobre performance latino-americana nos anos 60 e 70 para o Projeto “Re.Act.Feminism” baseado em Berlin.
Elisa Pinheiro – atriz, formada em Teoria Teatral (Uni-Rio). Atuou em teatro, cinema, TV e publicidade, como as peças Labirinto (2011); Ensina-me a Viver (2009); os filmes Cilada.com (2010), Uma Professora Muito Maluquinha (2009); comerciais para a Embratel, O Globo e Skol, entre outros; na TV, trabalhou em diversas séries e novelas, como Clandestinos (2010), Quase Anônimos (2009), A Favorita (2008). No Canal Futura, fez a série Multicurso (2002).
Guilherme Delgado – é bacharel em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral pela UFRJ. Participou como ator das peças A Comédia dos Erros e Eles não Usam Black-Tie e dirigiu os espetáculos A Mais Forte, Os Aviões não Esperam e Nariz! Trabalhou com a diretora francesa Claude Buchvald e sua companhia. É mestrando em Artes Visuais na EBA/UFRJ.
Ivan Sugahara é formado pela Casa das Artes de Laranjeiras (1997) e pela Faculdade de Teoria do Teatro da Uni-Rio (2005). Fundador e diretor da Cia. Os dezequilibrados há quinze anos, encenou mais 12 espetáculos do grupo, alguns indicados ao Prêmio Shell de Melhor Direção.
João Saldanha – estudou dança moderna e balé no Brasil, Inglaterra e França entre 1978 e 1994. Fundou sua companhia, o Atelier de Coreografia, em 1986, e desde então recebeu diversas premiações. Foi contemplado com uma residência artística no ano de 2005 em Paris, onde idealizou o projeto Domingos no Municipal, com preços populares e programação de dança contemporânea brasileira
José Geraldo Furtado – formou-se pela EBA/UFRJ. Trabalha como iluminador desde 1984, com projetos nas áreas de vídeo, exposições, música, dança, ópera e teatro. Professor da disciplina “Elementos Cênicos” daFaculdade de Dança Angel Vianna.. Recebeu os Prêmios RioDança (1998 e 2000) na categoria Iluminação e de Melhor Cenário Teatro infantil no 19º Festival Nacional de Teatro de São José Do Rio Preto-SP, em 1998.
Laila Garin – atriz e cantora franco-brasileira. Formada pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, fez estudos de canto lírico e popular e de Mímica Corporal Dramática do francês Etienne Decroux. Atriz de cinema, pocket-óperas e peças, está em cartaz como protagonista do musical Eu te Amo Mesmo Assim, que alterna com temporadas na França do espetáculo Moi et mon cheveu, em Marselha.
Maria Alice Poppe é bailarina, professora formada em balé clássico e graduada em Licenciatura Plena em Dança pela Faculdade Angel Vianna, onde leciona Dança Moderna e Contemporânea desde 1995.
Juntamente com o coreógrafo Paulo Caldas, fundou a Staccato Dança Contemporânea, que se apresentou em festivais no Brasil e no exterior. Atualmente é professora da Faculdade Angel Vianna e do Curso de Dança da UFRJ de técnica de dança e composição coreográfica.
Patrícia Pereira é bailarina, coreógrafa, pesquisadora e professora de dança. Mestre em Ciência da Arte pela UFF. Professora do Curso de Bacharelado em Dança da UFRJ com atuação nas disciplinas de Técnica de Dança, Laboratórios e Composição Coreográfica desde 1998. É integrante do GT da ABRACE: Processos de Criação Expressão Cênicas, com trabalhos publicados nos Anais do Congresso.
Perebah & Jair – baterista e cantor, respectivamente, produzem batidas funk. Criaram joias como a cançãoCoisa Boa A Gente Gosta, em que diversas ideias rápidas condensam poemas-pílula, com força de slogan, sobre bases kraftwerkkafkianas. Outras criações da dupla: Baratas Voadoras, Cerol Geral, Caracanta na Central, Saci. Com passagens pelo Circo Voador, Teatro Odisseia, vagão da Leopoldina, Teatro Café Pequeno, Centro Cultural Justiça Federal e CCBB, os shows da dupla têm agitado nas pessoas a vontade de inventar.
Suzana Nascimento – atriz | performer | dramaturga | contadora de histórias. Formada em Interpretação pela Casa das Artes de Laranjeiras/ RJ e em Produção Cultural pela UFF. Como atriz, atuou recentemente em Cena para um figurino (2011) e em Santas e Clarice (em pós-produção). Trabalhou em intervenções urbanas, clipes, TV e teatro. Atua como contadora de histórias desde 2002 e escreve para o público infanto-juvenil, com destaque para o conto Invadiram o país das obras de arte, acolhido pelo Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea – Funarte.
Tato Taborda – Compositor, pianista, professor e curador de eventos artísticos. Como compositor, tem obras encomendadas por instituições brasileiras e estrangeiras. Estreou em 2010 a ópera Amazonas, por encomenda da Bienal de Munique. Compôs para mais de 40 espetáculos de teatro e dança. Em parceria com Alexandre Boratto, constrói o multi-instrumento Geralda, uma orquestra eletroacústica com mais de 70 fontes sonoras. Lançou o CD Tato Taborda e Geralda – Música para Orquestra.
Leia mais
Programação Dia 4
Programação Dia 5
Atividades continuadas
Workshops e Oficinas
Programação Completa (PDF)
Mapa do ArteForum (PDF)
…………………………………………..
Sobre os coordenadores
Sobre os convidados nacionais e internacionais
Núcleo Performance
Núcleo Literatura Digital
Núcleo Instalações
Núcleo Transcinema
Núcleo Paisagens Sonoras
…………………………………………..