Projeto Música no Fórum: Apresentação realizada no ano de 1999. Acervo do Fórum de Ciência e Cultura/Eneraldo Carneiro
Afonso Carlos Marques dos Santos, coordenador do Fórum entre os anos de 1998 e 2002, privilegiou a realização de programas regulares, como os Seminários Permanentes, os projetos Música no Fórum e Fórum Poesia, além da oferta de cursos de Extensão. A política de ocupação dos equipamentos culturais para a promoção de eventos internos e externos à UFRJ também foi bastante valorizada.
Em 24 de setembro de 1999, foi entregue o título de Doutor Honoris Causa ao Professor Doutor Milton de Almeida Santos, em cerimônia organizada pelo Instituto de Geociências da UFRJ com o apoio do FCC, realizada no Salão Pedro Calmon.
O projeto apresentou, semanalmente, diversas formas de expressão musical, do erudito ao popular, tendo atrações como Maude Tortelier, Duo Santoro, Encontro Internacional de Violoncelo. No mesmo ano, passou a fazer parte da programação artística da Cidade do Rio de Janeiro.
Para celebrar os 500 anos do descobrimento do Brasil, o Fórum promoveu, durante o ano de 20000, uma série de encontros acadêmicos dirigidos à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, para discutir o passado, o presente e o futuro do Brasil, contribuindo para a integração da UFRJ no debate contemporâneo sobre o país.
Criado em 2000, sob a curadoria do profº Henrique Cairus, o ‘Fórum Poesia’ organizava as récitas por afinidade temática e por estilo de apresentação e recebeu poetas como Geraldo Carneiro, Ivan Junqueira, Ivo Barroso, Eucanaã Ferraz, Affonso Romano de Sant’anna, Sady Bianchin, Mano Melo.
O Fórum continuou a oferecer cursos de extensão universitária. Professores da UFRJ organizavam e ministravam os cursos, voltados para um público formado por alunos, docentes e até mesmo pessoas afastadas do mundo universitário.
A COPEA continuou a promover encontros com temas de grande relevância com a colaboração de diferentes unidades e departamentos.
O PACC tem como finalidades básicas a integração das contribuições interdisciplinares dos centros de pós-graduação de departamentos da UFRJ, o desenvolvimento da reflexão crítica sobre os paradigmas socioculturais emergentes na contemporaneidade e a articulação nacional e internacional com instituições dedicadas a pesquisa em estudos Culturais.
Entre os dias 3 e 7 de agosto de 1999, a exposição “Noruega: quadros de Frans Widerberg”, foi realizada nos Salões Moniz de Aragão e Vermelho, sob a curadoria do Consulado da Noruega em parceria com o Fórum.
Em 5 e 6 de junho de 2000, o Seminário “Eça entre milênios: pontos de olhar”, realizado no ano em que a morte do escritor Eça de Queiroz completou 100 anos, teve organização do Instituto Camöes de Lisboa. O Seminário foi realizado no Salão Dourado.
O XXXVI Congresso Mundial do Conselho Internacional de Música Tradicional foi realizado no Salão Dourado entre 4 e 11 de julho de 2001. Uma parceria com a Escola de Música da UFRJ.
O I Seminário Nacional do COEP (Comitê de Entidades no Combate Fome e pela Vida), organizado pelo COEP e pela COPPE da UFRJ, com o apoio do Fórum, foi realizado nos Salões Pedro Calmon, Dourado, Moniz Aragäo, Vermelho e no átrio da Capela entre 6 e 8 de maio de 2002.
6º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL)
Organizado pela AIL em parceria com o Fórum, Faculdade de Letras da UFRJ e Instituto de Letras da UFF. Realizado nos Salões Pedro Calmon, Moniz de Aragão, Dourado, Vermelho e corredores.
Protesto realizado na Cidade Universitária contra a nomeação de José Henrique Vilhena como reitor da UFRJ, em 1998. Vilhena foi apenas o terceiro mais votado pela comunidade universitária, mas ainda assim acabou sendo o escolhido pelo MEC para o cargo. Foto: SINTUFRJ/Divulgação
Caminhamos para uma virada de século e chegamos ao ano 2000. Porém, nessa caminhada, ainda continuamos em nosso processo de solidificação e ampliação das conquistas democráticas. Seguindo por vias tortuosas, buscamos construir uma democracia que atendesse não apenas a dimensão política, mas também a econômica, possibilitando diminuir as desigualdades sociais e materiais. Por outro lado, ainda nos deparamos com denúncias de corrupção na política pública e nas instituições privadas. Comemoramos também os “500 anos do descobrimento” mesmo continuando a tratar muito mal nossos povos originários.
Seguimos também tratando com descaso nossa cultura e nossa educação. Políticas de intervenção são aplicadas ferindo a autonomia universitária na escolha dos seus representantes. Nesse período, o governo não reconheceu a escolha dos reitores a partir da consulta interna na UFRJ, nomeando o último colocado da lista tríplice, o professor Henrique Vilhena, em detrimento do primeiro mais votado, o professor Aloísio Teixeira, abrindo assim uma crise institucional entre governo e universidade. Nesse momento, a coordenação do Fórum ficou a cargo do professor Afonso Carlos.
Reitor Profº José Henrique Vilhena de Paiva
Foto: Acervo do Fórum de Ciência e Cultura.
José Henrique Vilhena de Paiva, cursou Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais na década de 60. Passou a integrar o corpo docente do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do qual foi diretor e também decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Ocupou o cargo de vice-reitor da Universidade na gestão de 1994 até 1998.
Profº Afonso Carlos Marques dos Santos
Prof. Afonso Carlos Marques dos Santos
Afonso Carlos (*1950 | + 2004) Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo em 1983 e especialista no Brasil oitocentista, foi Professor Titular de Teoria e Metodologia da História do Departamento de História do IFCS, atual Instituto de História Fez parte da Divisão do Patrimônio Histórico e Artístico do município e participou da criação do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Foi diretor do Departamento Geral de Cultura da cidade do Rio de Janeiro, diretor geral do Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural e dirigiu o Departamento Cultural da UERJ, onde participou da implementação de seu Centro Cultural. Foi diretor da ANPUH por seis anos.
Entre suas obras mais conhecidas, destacam-se: “O Rio de Janeiro de Lima Barreto”, que organizou em 1983 e “No rascunho da nação: Inconfidência no Rio de Janeiro”. Após seu falecimento precoce em 2004, sua coleção de livros foi doada ao Fórum de Ciência e Cultura para ser mantida pela Biblioteca Pedro Calmon.
Museu Nacional – Profº Doutor Sérgio Alex Kugland de Azevedo Diretor
Editora UFRJ – Profª Doutora Yvonne Maggie Diretora
Biblioteca Central – Diretora: Dolores Rodrigues – SiBI (Criado em 1992)
Sistema de Bibliotecas e Informação – SİBI – Mariza Russo Coordenadora
Coordenação de Programas de Estudos Avançados – COPEA
Profº Doutor Moysés Nussenzveig Coordenador Científico
Membros da COPEA: Profa Doutora Elisa Reis (UFRJ) Prof. Doutor Gilberto Velho (UFRJ) Prof. Doutor Jacob Palis (IMPA) Prof. Doutor Sérgio Henrique Ferreira (USP) Profº Doutor Vivaldo Moura Neto (UFRJ)
Programa Avançado de Cultura Contemporânea -PACC – Profª Doutora Heloísa Buarque de Hollanda – Coordenadora
Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade – PROEDS – Prof.a Doutora Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero – Coordenadora
Membros da COPEA: Profa Doutora Elisa Reis (UFRJ) Prof. Doutor Gilberto Velho (UFRJ) Prof. Doutor Jacob Palis (IMPA) Prof. Doutor Sérgio Henrique Ferreira (USP) Profº Doutor Vivaldo Moura Neto (UFRJ)
Biblioteca Pedro Calmon
José Tavares da Silva Filho – Coordenador Técnico
Escola de Políticas Públicas – EPPG – Profº Doutor Giuseppe Mario Coco – Coordenador Geral
Casa da Ciência – Profº Doutor Maurício Cardoso Arouca – Coordenador
Superintendente de Difusão Cultural
Prof. Doutor Henrique Cairus
Superintendente Administrativo
Marisa Lobão
Antônio Carlos Moreira
Assessora de Projetos Acadêmicos e Culturais
Profª Doutora Maria Aparecida Rezende Mota
Curador Musical
Prof. Doutor Marcelo Verzoni
Diretora de Produção
Maria do Amparo Miranda Dias
Produção
Arllen Guerra
João Joaquim de Miranda Ribeiro
Rosane Cristina de Oliveira
Informática e Programação Visual
Luís Carlos da Silva Braga
Assistente em Administração
Barbara Bittencourt Vasques
Apoio Técnico
Alexandre Terto Batista
Cezar Romerio
Luiz Dias
Jornalista
Geralda Augusta Teixeira Alveso
Diretor de Fotografia
Jonathas Costa
Jornalista repórter-fotográfico
Eneraldo Carneiro
Setor Financeiro
Maria Goretti Mello – Chefia
Vladimir Mattos
Chefe do Setor de Pessoal
Solange Perosini
Secretaria da Coordenação
Vera Lúcia Sobral
Secretaria da Assessoria
Irene Delgado
Secretaria da Copea
Marília Cruz
Chefe de Secretaria
Valderez de Castro
Secretaria
Olinda Moreira Renovato
Paulo Cesar R. da Silva
Apoio
Antonio Marcos da Silva
Jose da Silva Dias
Josias de Oliveira
Marcos Roberto Oliveira
Maria Aparecida Pessoa
Santino da Costa
Estagiárias PROFAG
Gizeli da Cruz Silva
Sandra Alves Ramos
Capela
Maria Paulina de Souza Lomba