2007 – 2011

tropa de elite arena fórum

O filme Tropa de Elite, exibido em 2007, reuniu mais de 1.000 pessoas no Teatro de Arena da UFRJ. | Renata Granchi/G1.

A gestão de Beatriz Resende à frente do Fórum foi orientada pelo fomento da vida cultural. As atividades, de caráter permanente, ligadas a cinema, música, cultura popular, saúde, ciência e teatro, pretenderam favorecer ocasiões de debate e troca de saberes entre o público vinculado formalmente à universidade e a comunidade externa. A projeção do filme Tropa de Elite foi a primeira grande produção, de uma série de muitas outras, desta gestão.

Ações e Atividades relevantes

Programa Sons do Fórum

 O programa foi dividido em projetos com características particulares, como ‘Contrastes Sonoros’, ‘Encontros Musicais’, ‘Prelúdio XXI’ e a ‘Série Música no Fórum’. O último ocorreu durante toda a gestão, enquanto os demais foram realizados de modo intermitente. 

Série Música no Fórum

O projeto continuou a apresentar, semanalmente, diversas formas de expressão musical, do erudito ao popular, tendo atrações nacionais e internacionais, sob a curadoria do profº e pianista Luiz Senise da EM/UFRJ.

Projeto Cultura e Saúde

Dedicado a temas das áreas médicas e das artes, o projeto continuou a promover diversas atividades (debates e exposições, por exemplo) para incentivar a reflexão sobre os aspectos humanísticos da prática do profissional de saúde. Os eventos aconteceram no Fórum e nas diversas unidades do CCS. Evento: Rio que cidade é essa?

Programa Oriente-Ocidente

O Programa Ocidente e Oriente visou a divulgação cultural e o estreitamento de relações diplomáticas entre a UFRJ e países estrangeiros. Os consulados ofereciam toda a documentação e o Fórum oferecia seu espaço e, nessa gestão, organizou exposições sobre países como o Japão e o Chile, em 2007.

 

Projeto Fórum em Tela 

Em parceria com a ECO/UFRJ, realizou ciclos temáticos com a exibição de filmes seguidos de debates envolvendo alunos da UFRJ e o público. A partir do projeto, surgiram o ‘Cineclube Praia Vermelha’, a ‘Série Pré-estreias Nacionais’ e a ‘Série Cena do Cinema’. 

Projeto Fórum em Cena

Nessa gestão, o projeto idealizado para receber e produzir atividades relacionadas ao teatro, performance, dança, circo, oficina e atividades afins passou a incluir apresentações de espetáculos em parcerias (em 2008), além da divulgação dos trabalhos finais dos alunos do Curso de Direção Teatral da ECO/UFRJ. 

Programa Cultura Popular na UFRJ

Ampliado em 2009, passou a atuar com 5 projetos: cultura popular tradicional, cultura popular contemporânea, cultura da criança, culturas étnicas e festejos, com o objetivo de difundir os fazeres e pesquisas que são desenvolvidos nessas áreas no âmbito universitário. 

Festejos – Arraiá da UFRJ – Professor Carlos Tannus

O Arraiá da UFRJ passou a se chamar pelo nome do seu idealizador, Carlos Tannus, após o seu falecimento. Virou referência na cidade do Rio de Janeiro com um público diário de cerca de 20 mil pessoas.

ArteForum

O Projeto Arte Fórum teve por objetivo propiciar a pesquisadores, professores e profissionais interessados em artes os instrumentos teóricos, intelectuais e práticos necessários à produção, ao desenvolvimento e à multiplicação do conhecimento, bem como o pensamento crítico e a perspectiva interdisciplinar. Os cinco núcleos, literatura digital (Cristiane Costa), performance (Ângela Leite Lopes), instalações (​​Maria da Glória Ferreira), paisagens sonoras (Samuel Araújo) e transcinema (Kátia Maciel), trabalharam quatro eixos temáticos: imagem, palavra, som e corpo.

Projetos Especiais – Seminário Internacional “Do Atlântico ao Pacífico”, relativo aos 100 anos da imigração japonesa

Realizado em setembro de 2008, o seminário trouxe à UFRJ grandes nomes do pensamento mundial, que debateram sobre a transversalidade do conhecimento e da cultura, sob o ponto de vista do deslocamento do eixo das relações mundiais do Atlântico para o Pacífico. 

 

Seminário Internacional Retornos do Real: Cinema e Pensamento Contemporâneo

Os cinemas argentino e brasileiro foram os principais objetos de análise do encontro realizado em 2009, que debateu as novas formas do real. A proposta foi a de constituir uma rede internacional e interdisciplinar de pesquisadores e aproximar as instituições de pesquisa dos países de outras universidades da Europa e dos EUA. 

Conferência do filósofo Slavoj Žižek 

Em outubro de 2008, o filósofo, professor e doutor em Psicanálise Slavoj Žižek foi ao Fórum, em evento que contou com a exibição de um filme sobre Žižek, além de uma conferência e um lançamento de um livro do esloveno, um dos pensadores mais originais da contemporaneidade. O evento foi um sucesso de público e reuniu mais de mil pessoas.  

Depois da FLIP

Foi pelo projeto que escritores brasileiros contemporâneos foram à UFRJ em 2009, após participarem da edição da FLIP daquele ano, para gravarem depoimentos sobre escrita e literatura, retomando temas discutidos em Paraty. Em 2010, foram produzidos e lançados dois DVDs que registraram essas entrevistas. 

publicação PASSAGENS

A publicação, lançada em maio de 2010, teve o objetivo de registrar e divulgar palestras, intervenções ou conferências que aconteceram no Fórum. Ao todo, ‘Passagens’ lançou 13 títulos. Participaram: Silviano Santiago, Naoki Sakai, John Rajchman, Darci Kusano, Gonzalo Aguilar, Tom Cohen, Aloisio Teixeira, Yingjin Zhang, Bruce Robbins, Laura U. Marks, Leonor Arfuch, Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti e  Maria de Lourdes Parreiras Horta. 

 

Inauguração do piano

Após a restauração, o piano da marca alemã Steinway & Sons, considerada uma das melhores do mundo, foi inaugurado pelo pianista Arthur Moreira Lima. O instrumento é avaliado em mais de cem mil reais e já foi usado por artistas brasileiros e estrangeiros.

Festival de Pipas na SNCT

Além da coordenação das atividades da UFRJ na Semana, ser da Casa da Ciência e do Fórum, participamos com o festival de pipas, parte do Programa Cultura Popular na UFRJ, composto por oficinas de construção e manejo de pipas, fomentando o contato com o brinquedo e um ambiente empírico para os pesquisadores da cultura da criança das diversas instituições de ensino superior. 

Universidade das Quebradas (UQ)

Criada em 2009 no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) na Faculdade de Letras da UFRJ, a Universidade das Quebradas é um laboratório de tecnologias sociais, baseado no estímulo à troca entre saberes e práticas de criação e produção de conhecimento, articulando experiências culturais e intelectuais produzidas dentro e fora da academia.

Lijia Zhang 

Lijia é escritora, jornalista e oradora pública chinesa. Ela se descreve como uma comunicadora entre a China e o mundo e deu palestras em conferências sobre a China contemporânea. 

Vídeo – Depoimento do Coordenador 

Contexto Histórico

Reunião extraordinária no Auditório do CT/UFRJ, em julho de 2007. O então reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, puxando a votação para a aprovação do relatório acerca do programa de reestruturação e expansão das universidades federais, o Reuni. Foto: Marco Fernandes-Coordcom-UFRJ

Reunião extraordinária no Auditório do CT/UFRJ, em julho de 2007. O então reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, puxando a votação para a aprovação do relatório acerca do programa de reestruturação e expansão das universidades federais, o Reuni. Foto: Marco Fernandes-Coordcom-UFRJ

Após uma nova eleição realizada em 2006, Lula e o Partido dos Trabalhadores continuam a governar o Brasil. Mesmo com uma campanha marcada por graves acusações de corrupção com compra de votos pelo governo para aprovação de projetos no congresso nacional, verifica-se já no início da campanha um forte apoio popular ao Presidente Lula que se elege com mais de 60% dos votos.

Em seu segundo governo, Lula prioriza projetos voltados para a distribuição de renda e educação. Dentro desse contexto projeta a “Reestruturação e Expansão de Universidades Federais”, o REUNI, colocando o ensino superior em direção ao interior do país. Nesse sentido o Fórum de Ciência e Cultura, tendo como presidente o Reitor Aloisio Teixeira e como coordenadora a professora Beatriz Resende, atua em complementaridade ao projeto, colocando-se como instrumentos de acesso ao diálogo, troca de experiências, e abertura dialógica entre os saberes e fazeres, colocando-se como um elo entre a academia e a sociedade.

Equipe

presidente

Reitor Profº Aloísio Teixeira

aloisio teixeira

Foto:  Eneraldo Carneiro/Fórum de Ciência e Cultura.

Aloísio Teixeira (*1944 | + 2012) Bacharel em Economia pela Universidade Cândido Mendes (1974). Sua experiência com o magistério começa como professor assistente ainda cursando o mestrado no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1983). Contribuiu para estruturação do capítulo da Seguridade Social da Constituição Nacional de 1988. Até o ano de 1995 foi secretário geral do Ministério da Previdência e Assistência Social e por fim diretor de administração da Embratel. Passou a integrar o Conselho Universitário da UFRJ (1995 – 2003).

 Coordenadora

Profª Beatriz Resende

Foto Beatriz Resende- Coordenadora

Foto Beatriz Resende – Coordenadora

Beatriz Resende é bacharel e licenciada em Português-Literaturas, mestre em Teoria da Literatura e doutora em Letras. Foi professora de Artes Cênicas da Escola de Teatro da UNIRIO. Atualmente é Titular do Departamento de Letras e coordena, juntamente com Heloisa Buarque de Hollanda e Numa Ciro, o Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ), além de ser pesquisadora I-A do CNPQ e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. É autora de “Sobre Lima Barreto” (2017), “Poéticas do Contemporâneo” (2017), “Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos” (2016). “Contemporâneos, Expressões da literatura brasileira no século XXI” (2008), “Apontamentos de crítica cultural” (2000), dentre outras obras.

Relatório de gestão – 2007 a 2011

Chefe de Gabinete
Paulo César Caetano 

Superintendente Administrativa
Heliane Rocha 

Superintendente de Difusão Cultural
Denilson Lopes 

Assessora da Superintendência de Difusão Cultural
Sandra Melo 

Revisora
Sonja Cavalcanti 

Diretora de Produção
Maria do Amparo Miranda Dias 

Curadores e Coordenadores
Denilson Lopes (Mostras de cinema e teatro)
Elizabeth Castro (Projeto Cultura e Saúde)
Luiz Senise (Série Música no Fórum)
Maria Dias e Waldelice Souza (Projeto Cultura Popular na UFRJ)

Assessora para Assuntos Educacionais
Magali Costa 

Gerência de Espaços
Arllen Guerra (produtor cultural)
Marilene Vieira Duarte 

Produção
Adolfo Lachtermacher (produtor cultural)
André Protásio  (produtor cultural)
Antonio H. Oswaldo Cruz (produtor cultural)
Vanessa Rocha (produtor cultural)
Waldelice Souza (produtor cultural)
Josinaldo Idalino (assistente de produção)

Comunicação
Rafael Barcellos (assessor de imprensa)

Programação Visual
José Antonio de Oliveira
Lila Montezuma

Produção gráfica
Elizabeth Jurelevicius

Fotografia
Bira Soares
Eneraldo Carneiro

Audiovisual
Tuker Marçal (diretor de fotografia)
Alexandre Terto Batista (coordenador de áudio)
Flavio Zariano (técnico de áudio)

Biblioteca Pedro Calmon
José Tavares da Silva Filho (coordenador técnico)

Setor de Informática
Luis Carlos Braga
Jorge Luiz Alves

Web design
Augusto Lohmann 

Divulgação
Elisa Gomes
Rosangela Pereira

Secretaria
Rosilane Galdino (chefia)
Valderez Pires de Castro (secretária do reitor)
Ciléia Macedo (protocolo)
Valderez Pires de Castro (secretária do reitor)
Cida Pessoa (protocolo)

Departamento de Pessoal
Solange Perosini (chefia)
Olinda Moreira Renovato (substituta da chefia)

Seção Financeira e Compras
Fernando da Silva (chefia)
Rosa Maria Malheiros (chefe do setor de compras)
Bianca Chagas (assistente de compras)
Paulo César Rodrigues (almoxarifado)
Valternei de Almeida (administração e patrimônio)
Licia Mendes

Motoristas
Obede Silva Santos
Paulo Cesar do Espírito Santo

Apoio
Antônio Marcos da Silva
Cezar Romerio
Luiz da Silva Dias
Santino da Costa

Bolsistas (PIBEX, PBEPI, PR1 e PR-2)
Ana Beatriz Rangel Peçanha da Silva (Comunicação)
Bruno dos Santos Lopes (Belas Artes)
Clécia Reis Oliveira (Letras)
Gabriela Cristina Nogueira Cunha (Comunicação Social-Jornalismo)
João Gustavo Alves Cháchá (História)
Julia Ricciardi Lima (Comunicação)
Julio Cardoso Ferretti (Design)
Lidiana Gonçalves Nunes (Serviço Social)

Registramos a participação de professores, colaboradores, funcionários e estagiários durante a gestão 2007-2011 e agradecemos a colaboração prestada.  

Antonio Soares
Bernardo Mendes Pereira
Eva Dóris Rosenthal
Geel Leite
Jane Silva
Jeovah de Arruda Câmara
Jonathas de Moraes Costa
Katia Koschar
Liv Sovik
Loana Maia
Marília Cruz
Neusa Martins Barreira
Vania Garcia
Zilda Martins

Estagiários (segundo a data de encerramento  do estágio) 

2007
Aline Salgado (Jornalismo)
Aline Volpi (Radio e TV)
Anastha Machado Cruz (Produção editorial)
Artur Thibau (Rádio e TV)
Carolina Prates (Jornalismo)
Louise Peres (Jornalismo)
Lucas Canavarro  (Jornalismo)
Luciana Barbosa (Direção Teatral)
Luna Meirelles (Jornalismo)
Mariana Alencar (Publicidade)
Ramón Sampaio ( Direção Teatral)
Vanessa Barbosa (Jornalismo)

2008
Aline Polillo (Jornalismo)
Ana Carolina Wanderley (Jornalismo)
Daniel Machado Nunes (Ciências Sociais)
Felipe de Carvalho (Ciências Sociais)
Juliano Barbosa (Ciências Sociais)
Paula Jorge (Gravura)
Pedro Eler (Jornalismo)
Sabrina Lessa (Ciências Sociais)

2009
Andre Camargo de Moura Campos (Ciências Sociais)
Ariadne Araujo Silva (Biblioteconomia)
Barbara Carreira Cavalcanti (Design)
Cassia Lyrio (Comunicação)
Eric Vidal Ferreira da Guia (Geografia)
Jayme Monsanto (Jornalismo)
Jean Faschingbauer (Letras)
João Eduardo Barros Goulart (Jornalismo)
Lais Monteiro (Design)
Lara Carneiro Monsores (Ciências Sociais)
Luiz Wagner Gomes (Ciências Sociais)
Phillipe Noguchi (Ciências Sociais)

2010
Carlos Leonardo Loureiro Cardoso (História)
Cibele Reschke de Borba (Comunicação–Jornalismo)
Heyk Brauner Pimenta Estanislau (Ciências Sociais)
Luiz Fernando Sahb Freire (Comunicação Social-Publicidade)
Maressa Ferreira de Oliveira (História)
Maria Eduarda Paixão Coelho (Comunicação Social)
Sara da Rocha Campos Pereira (Biblioteconomia)
Tiago Gomes de Oliveira (Filosofia)        

2011
Amanda de Almeida Brás
Caio Riscado (Artes Cênicas – Direção Teatral)
Isadora de Azevedo Boschiroli (Comunicação Social – Radialismo)
Mariana Camargo Lyrio (História)
Natália Fernandes de Azevedo Barbosa (Letras)
Rafaela Lugon Lucchesi Ramacciotti (Ciências Sociais)
Taís Gomes de Carvalho (Comunicação Social-Jornalismo)
Tomás Nogueira da Gama (Ciências Sociais)