Bolo comemorativo do sesquicentenário do Palácio Universitário e centenário de Pedro Calmon, ex-reitor e presidente do Fórum. Acervo do Fórum de Ciência e Cultura/Eneraldo Carneiro.
Durante a gestão de Godofredo de Oliveira Neto, os espaços do Fórum abrigaram centros de pesquisa, seminários e eventos culturais que buscavam propiciar, de forma democrática, a divulgação e a aquisição de conhecimentos plurais. O intuito era dialogar com todos os segmentos sociais, não apenas com a comunidade universitária, buscando a criação de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Para divulgação das atividades mensais que aconteciam tanto nos equipamentos culturais do Fórum, quanto nas unidades vinculadas, foi criando uma mala-direta com cerca de seis mil endereços postais.
Os 150 anos do Palácio e os 100 anos de Calmon, Reitor da UFRJ responsável pela reforma do prédio do antigo Hospício Pedro II, que salvou o prédio do completo abandono, foram comemorados com diversos eventos durante uma semana: exibições de performances teatrais, exposições e mesas-redondas foram alguns deles.
O centenário do poeta foi comemorado através do evento “Fórum de mãos dadas com Drummond”, realizado no Salão Moniz de Aragão, em setembro de 2002. Professores, acadêmicos e pesquisadores de diversas instituições marcaram presença. Houve também encenações teatrais e o lançamento de uma revista.
Em comemoração ao centenário da obra de Euclides da Cunha, UFRJ e UERJ organizaram um seminário em novembro de 2002, com a apresentação de mesas-redondas, vídeos e lançamentos de livros. Os eventos organizados pela UFRJ aconteceram no Fórum.
A edição de 2002 do projeto teve a apresentação da “Pastoril Céu da Terra” (Núcleo de Cultura Popular), da “Cantata Brasileira de Natal (Coral Nozes do CAP/UFRJ) e, também, esteve inserido na ‘Campanha contra a fome, a miséria e pela vida’, do Comitê Rio Ação.
Contemplando diversas formas de expressão musical, do erudito ao popular, o projeto levou ao Fórum apresentações semanais com atrações como a Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música e um Tributo ao compositor Heitor Villa-Lobos.
As Rodas de Poesia no Fórum consistiam em encontros informais em torno de poetas consagrados, coordenados por leitores guia. Os encontros aconteciam no Palácio Universitário.
O Projeto Fórum Poesia teve como objetivo integrar os alunos da UFRJ aos eventos poéticos do Rio de Janeiro. Em eventos organizados no Fórum, apresentou os participantes do movimento poético fluminense e, eventualmente, de outras regiões do país.
Lançado em outubro de 2002, com o filme ‘Uma onda no ar’, o “Projeto Fórum na Tela” exibiu filmes nacionais seguidos de um debate sobre a obra, com o objetivo de divulgar e reconhecer o valor do cinema brasileiro. As exibições e os debates eram realizados no Palácio Universitário.
Professores da UFRJ, nomes expressivos no cenário acadêmico, do Rio de janeiro e do Brasil, foram convidados a participar deste projeto, organizando e ministrando cursos de extensão.
O pianista Arthur Moreira Lima se apresentou no Salão Dourado, no Palácio Universitário, com o concerto piano solo ‘Ernesto Nazareth e seu tempo’. A apresentação, feita em meio às comemorações pelos 150 anos do Palácio Universitário, aconteceu em 1° de dezembro de 2002.
O projeto defendia que todos os cidadãos (independentemente de raça, gênero ou condição social) devem ter os seus direitos garantidos. A reflexão sobre os direitos das crianças e a realidade da exploração infantil era feita por meio de exposições fotográficas, vídeos, música e teatro.
Projeto que teve seu início na gestão de 1994, evoluiu para temas de relevância nacional para atrair o grande público. A questão da segurança pública é considerada problema fundamental e principal desafio ao estado de direito no Brasil e esteve presente nos debates tanto de especialistas como do público em geral.
Carlos Lessa, reitor da UFRJ em sua cerimônia de posse. A eleição de Lessa ficou marcada pela volta do respeito do MEC à escolha da comunidade universitária, após a controversa nomeação de José Henrique Vilhena, em 1998. Foto: SINTUFRJ/Divulgação
A entrada nos anos 2000 abre um novo século. Nesse momento uma nova eleição entra em curso. Após três derrotas, em eleições consecutivas e imediatamente anteriores, Luiz Inácio Lula da Silva é eleito, tornando-se o primeiro Presidente do Brasil vindo das classes operarias. Grandes mudanças se efetivam tanto no cenário político-econômico como também, nos incrementos de políticas públicas de cunho social. Ampliam-se os níveis de participação política como também nas atividades socioculturais e econômicas por boa parte das classes ainda situadas nos patamares mais baixos.
Logo no início do seu governo, Lula convida o então Reitor da UFRJ e presidente do Fórum de Ciência e Cultura professor Carlos Lessa para presidir o BNDES. Lessa e o coordenador do Fórum Godofredo de Oliveira promovem o encontro com o teólogo Frei Beto para apresentar o Projeto “Fome Zero”, que junto com o “Bolsa Família, torna-se o maior projeto de inclusão social do Brasil.
Reitor Profº Carlos Francisco Theodoro Machado Ribeiro de Lessa
Foto: Acervo Coordcom/UFRJ
Carlos Lessa (*1936|+2020) Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Brasil (1959). Começou sua vida no magistério lecionando no Instituto Rio Branco do Itamaraty (1961). Regressou ao Brasil em 1969, lecionando na Fundação Getúlio Vargas, e Universidade Federal Fluminense, onde ajudou a reformular o curso de economia. Tornou-se professor titular de Política Econômica do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (1974). Foi diretor executivo do Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro (1993-1995). Assumiu a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (2002). Recebeu o título de professor emérito em agosto de 2008.
Reitor em exercício
Sergio Eduardo Longo Fracalanzza (janeiro a junho de 2003)
Foto: Acervo Coordcom/UFRJ
Sergio Fracalanza, graduou-se Farmácia Bioquímica, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973). No ano de 1975, começou sua vida docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como professor auxiliar de ensino. Foi diretor do Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes pertencente a UFRJ (1994 – 1998). Foi decano do Centro de Ciências da Saúde (1998-2002). Possui um histórico de mais de 24 homenagens como professor, entre paraninfo e patrono de turmas.
Godofredo de Oliveira Neto
Foto: Eneraldo Carneiro/Fórum de Ciência e Cultura.
Godofredo de Oliveira Neto é professor do Departamento de Línguas Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ. Graduou-se em Relações Internacionais pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais da Universidade de Paris II e em Letras pela Universidade de Paris III (França), onde também realizou seu mestrado em Letras. Possui o título de Doutor em Letras pela UFRJ.
Antes de assumir a Coordenação do Fórum de Ciência e Cultura, exerceu cargos administrativos na área da educação, como Pró-Reitor de Graduação da UFRJ (1990-1994), Coordenador do setor de literatura brasileira da UFRJ (1995-1997), Diretor do Departamento de Política do Ensino Superior do MEC/SESU, Brasília (2004-2007) e Subsecretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro (2007). Foi Presidente do Conselho Científico do Instituto Internacional de Língua Portuguesa da CPLP com sede na cidade da Praia, Cabo Verde (2003-2006) e presidiu a Comissão de Língua Portuguesa do MEC (2003-2007). Atualmente, é o titular da Cátedra Machado de Assis do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), unidade vinculada ao FCC.
Superintendente Administrativa
Ângela Beatriz de Carvalho Faria
Superintendente de Difusão Cultural
Ana Lúcia Soutto Mayor
Maria do Amparo Miranda Dias
Assessoras para Projetos Especiais
Profª Vera de Paula e Pina
Profª Filippina Chinelli
Assessoria de Imprensa
Geralda Alves (Assessora)
Maria Aparecida Pessoa (Mala direta)
Josinaldo Idalino da Silva (Divulgação de material gráfico)
Diretora de Produção
Maria do Amparo Miranda Dias
Diretor de Fotografia
Jonathas de Moraes Costa
Repórter Fotográfico
Eneraldo Carneiro
Assessora de Difusão Cultural
Bárbara Bittencourt Vasques
Coordenador Técnico da Biblioteca Pedro Calmon
José Tavares da Silva Filho
Curador Musical
Prof. Luiz Senise
Curador Fórum Poesia
Prof. Henrique Cairus
Setor de Informática
Luiz Carlos Braga
Produção
Arllen Cláudio Guerra
Rosane Cristina de Oliveira
Jorge Henrique Cavalcante Fiel
Setor Audiovisual
Alexandre Terto Batista
Guilherme Lemos de Aguiar
Secretária do Coordenador
Eliane Pires Monteiro
Secretaria de Eventos
Vera Lúcia Sobral
Chefe da Secretaria
Valderez de Castro
Setor Financeiro
Maria Goretti Cruz Marques Mello (Chefe)
Vladimir Mattos da Conceição (Substituto da Chefia)
Setor de Pessoal
Solange Perosini (Chefe)
Olinda Moreira Renovato (Substituta da Chefia)
Administrador da Sede
Paulo Cesar R. da Silva
Apoio
Antônio Marcos da Silva
Cezar Romerio
José da Silva Dias
Josias de Oliveira
Luiz da Silva Dias
Marcos Roberto Oliveira
Santino da Costa
Antônio Carlos da Silva
Estagiários
Carlos Eduardo Gutierres de Castro – Programação Visual
Flávio Martins da Silva Vasconcellos – Programação Visual
Julia Traub Csekö – Artes