2011 – 2012

 

Imagem: Fachada do prédio da UFRJ, no Flamengo, hoje uma das duas sedes do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Foto: acervo Fórum

Fachada do prédio localizado na Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo, hoje uma das duas sedes do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Acervo da Coordcom/Artur Moês

Aloísio Teixeira coordenou o Fórum por um curto período, de julho de 2011 a março de 2012. Após o trágico incêndio na Capela São Pedro de Alcântara no Palácio Universitário, em março de 2011, parte da equipe do Fórum de Ciência e Cultura deixou o Palácio e foi realocada no prédio onde então funcionava o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), no bairro do Flamengo.

Ações e Atividades relevantes

Captação de recursos 

A gestão de Aloísio Teixeira e Heliane Rocha, que o substituiu em várias situações, entrou em contato com os governos municipal, estadual e federal para captar recursos que pudessem melhorar a infraestrutura do Fórum, em novo endereço, além de também reformar a Capela — que já estava sendo restaurada antes do incêndio.

 

Projeto Cultura Popular – Arraiá da UFRJ – Professor Carlos Tannus

O Arraiá da UFRJ- professor Carlos Tannus, já era referência tanto para a comunidade universitária como para a cidade do Rio de Janeiro e continuava a fazer sucesso. O festejo reuniu milhares de pessoas em dois dias de evento. 

Universidade das Quebradas (UQ)

Este Laboratório, como é chamado este projeto pelas coordenadoras Heloisa Buarque de Hollanda e Numa Ciro, se constitui formalmente como um curso de extensão no âmbito do Programa Avançado de Cultura Contemporânea-PACC, teve a sua terceira edição também transferida para a nova sede do Fórum.

Seminário sobre os 140 anos da Comuna de Paris

O seminário sobre os 140 anos da Comuna de Paris lotou o salão Pedro Calmon. Organizado pela Associação dos Docentes da UFRJ (ADUFRJ), pelo Fórum de Ciência e Cultura (FCC), Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA), entre outros, o evento promoveu debates e atividades culturais sobre o legado do primeiro governo operário da história do pensamento comunista.

Mostra de Extensão do Fórum

Técnicos do Fórum de Ciência e Cultura, avaliam os trabalhos apresentados pelos bolsistas PIBEX, lotados no Fórum, na segunda Mostra de Extensão do Fórum que antecedeu a Mostra de Extensão da UFRJ. O objetivo da Mostra era que os bolsistas exercessem o pensamento crítico, avaliando o trabalho que executam individualmente e os resultados, sob o ponto de vista coletivo.

 

Exposição Canteiro aberto

A exposição Canteiro aberto teve como tema o salvamento emergencial da Capela de São Pedro de Alcântara. No decorrer do circuito, estavam dispostos painéis sobre a história e arquitetura do Palácio Universitário e da Capela, detalhes dos objetos artísticos que compunham o acervo e fotos dos fragmentos durante a obra de salvamento.

Fórum na Tela – III Semana dos Realizadores

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ abriu espaço para a III Semana dos Realizadores. O festival de cinema, que teve sua primeira edição em 2009, trouxe à cena realizadores audiovisuais de diversas partes do país, buscando dar lugar a diferentes olhares cinematográficos em efervescência no cenário contemporâneo. As exibições ocorreram no Unibanco Arteplex e, no Fórum, foram realizados debates sobre questões temáticas abordadas pelos filmes.

 

Contexto Histórico

Capela São Pedro de Alcântara, do Palácio Universitário da Praia Vermelha UFRJ, destruída em março de 2011, por um incêndio a espera em obra de salvamento arqueológico. Foto: Eneraldo Carneiro/Forum de Ciência e Cultura

Capela São Pedro de Alcântara, do Palácio Universitário da Praia Vermelha UFRJ, destruída em março de 2011, por um incêndio a espera em obra de salvamento arqueológico. Foto: Eneraldo Carneiro/Forum de Ciência e Cultura

Chegamos ao final do Governo Lula, mas não a era PT de governar o Brasil. A candidata do PT Dilma Vana Rousseff ganhou a eleição de 2010, e assumiu em 1º de janeiro de 2011, tornando-se a primeira mulher a assumir a presidência do Brasil. Dando continuidade a política do seu antecessor mantém programas de assistência social como o Bolsa Família.

Para a educação institui o projeto “Pátria Educadora” que, de certa forma, torna-se um chamamento à responsabilidade direcionado à iniciativa privada, injetando dinheiro público por meio de programas sociais como o “Minha casa, minha vida”, o “Reuni” e “Prouni”, dentre outros. Nesse momento assume a reitoria da UFRJ  e presidência do fórum de ciência e cultura o professor Carlos Levi, e interinamente a coordenação o ex-reitor Aloísio Teixeira.

 

 

 

Equipe

presidente

Reitor Prof. Carlos Antônio Levi da Conceição

20/04/2012. Cerimônia de posse do coordenador do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Carlos Vainer.

Foto:  Eneraldo Carneiro/Fórum de Ciência e Cultura

Carlos Levi, bacharel em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no ano de 1974, mestrado em Engenharia Oceânica pela UFRJ no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da UFRJ em 1975. Concluiu um segundo mestrado em 1978 e doutorado em 1981 em Naval Architecture ambos pela University of London.

coordenador

Prof. Aloisio Teixeira 

aloisio

Foto:  Eneraldo Carneiro/Forum de Ciência e Cultura

Aloísio Teixeira (*1944 | + 2012) Tendo finalizado sua gestão como reitor da universidade no período de 2003 a 2011, o prof. Aloísio Teixeira foi nomeado Coordenador do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ por seu sucessor, o prof. Carlos Antônio Levi da Conceição. Ele era professor titular do Instituto de Economia da UFRJ graduado pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro (1978), mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutor pela Universidade Estadual de Campinas (1993).

Coordenadora – Substituta eventual 

Heliane Rocha 

Foto Heliane Rocha

Acervo pessoal de Heliane Rocha

Heliane Rocha foi Superintendente Administrativa na gestão do prof. Aloísio Teixeira, com quem dividiu a coordenação do FCC  entre janeiro e março de 2012. Possui mestrado profissional em Avaliação pela Fundação CESGRANRIO, e graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), pós-graduação em Educação para Desenvolvimento de Recursos Humanos. 

Chefe de Gabinete
Paulo César Caetano

Superintendente Administrativa
Heliane Rocha

Secretaria
Rosilane Galdino de Moura – chefe
Luciana Vivas

Administração da Sede
Valternei de Almeida

Protocolo
Ciléa Macedo
Cida Pessoa

Seção Financeira
Fernando da Silva 

Seção de Compras
Rosa Maria Malheiros 
Bianca Chagas 

Departamento de Pessoal
Solange Perosini 
Olinda Moreira Renovato 

Apoio Administrativo
Lícia Mendes
Paulo César Rodrigues
Obede Silva Santos
Rogério da Silva

Superintendente de Difusão Cultural
Milton Flores

Diretora de Produção
Maria do Amparo Miranda Dias Wery

Gerenciamento de espaço
Marilena Vieira
Valderez Pires de Castro

Produtores Culturais
Adolfo Lachtermacher
André Aguiar Protásio
Elizabeth Castro
Sandra Melo
Vanessa Rocha
Waldelice Souza
Estagiários de Produção Cultural: Clécia Oliveira e Bruno Lopes

Comunicação Social
João Eduardo Fonseca

Analista de Tecnologia da Informação
Marcio Ayala

Jornalismo
Andreza de Lima Ribeiro
Rafael Barcellos

Programação Visual
José Antonio de Oliveira
Lila Montezuma

Produção Gráfica
Elizabeth Jurelevicius

Fotografia
Bira Soares
Eneraldo Carneiro

Audiovisual
Tuker Marçal
Alexandre Terto Batista
Flávio Zariano

Divulgação
Eliza Gomes
Rosangela Pereira da Silva

Webmaster
Antonio C. Barros de Freitas

Biblioteca Pedro Calmon 
José Tavares da Silva Filho