O II Festival Interuniversitário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, aconteceu em novembro de 2017. A abertura foi realizada no Largo do Machado com um cortejo da Companhia Folclórica do Rio-UFRJ das escadarias da Paróquia Matriz de Nossa Senhora da Glória até o palco montado do outro lado da praça.
Instituída em 1986, a Editora UFRJ tem como finalidade a publicação impressa e em mídia eletrônica de obras de conhecimento técnico, científico, cultural, artístico, literário e didático produzidas por autores brasileiros ou estrangeiros, clássicos ou contemporâneos.
Constituído em 1990, o SiBI é gerenciador das 44 bibliotecas da UFRJ e tem por objetivo principal a interação de suas bibliotecas com a política educacional e administrativa da Universidade, servindo de apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão.
Inaugurada em 1995, a Casa da Ciência atua na área de popularização da ciência, buscando a interdisciplinaridade e o debate entre diferentes áreas do conhecimento. O grande desafio é motivar o público com atividades e linguagens que estimulem a curiosidade e o questionamento.
Criada em 2013, a Universidade da Cidadania é um órgão suplementar da UFRJ vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura e tem como objetivo promover o diálogo, o intercâmbio e a troca entre o mundo universitário e os movimentos sociais.
Criada em 2014, a Livraria UFRJ tem o objetivo de ser uma alternativa no mercado editorial da cidade, difundindo publicações de outras editoras universitárias, além de comercializar os livros publicados pela Editora UFRJ e atender as necessidades dos estudantes das diversas áreas do conhecimento.
O Núcleo de Rádio e TV (NRTV), reconhecido como órgão suplementar pelo Conselho Universitário (Consuni) em 2018, é uma unidade que atua de forma interdisciplinar com o objetivo de promover atividades educativas e culturais através de radiodifusão sonora e de sons e imagens e via internet e da realização de eventos.
Instituído em junho de 2018, o Sistema visa a promover e coordenar a implantação de políticas, planos, programas e ações voltados para a recuperação, preservação, desenvolvimento, promoção e enriquecimento dos acervos, museus/espaços de ciências e o patrimônio histórico da UFRJ.
Realizado pelo Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro (FIC/RJ), o II FestFIC realizou atividades artísticas e culturais em praças públicas e no interior das Instituições organizadoras.
Realizado pelo Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, do Departamento de Terapia Ocupacional e do Fórum de Ciência e Cultura com o apoio do Ministério da Cultura, o ENAC deu continuidade a sua missão: divulgar e aproximar experiências, iniciativas, parceiros e instituições que atuem em prol da cultura acessível; promover reflexão sobre a cidadania cultural da pessoa com deficiência e fomentar intercâmbios e redes.
Em junho de 2019, a UFRJ e outras 10 instituições públicas de ensino superior do estado do Rio de Janeiro renovaram seus convênios com o FIC/RJ. O Fórum promove o intercâmbio entre as instituições, os órgãos governamentais e os não governamentais, para divulgar e fomentar o meio artístico-cultural.
Durante dois dias, o público, do Museu da República, aproveitou a programação gratuita do III FestFIC/RJ, que apresentou mais de 30 atividades variadas: de apresentações musicais a oficinas de dança, espetáculos teatrais, rodas de conversa e muito mais. Todas em defesa da arte e da cultura como bens públicos.
Realizado em junho de 2019, teve como objetivo reunir e mapear as diferentes iniciativas artísticas e culturais desenvolvidas pela UFRJ no âmbito da pesquisa, ensino e extensão, além das desenvolvidas por universitários através de coletivos autônomos, iniciativas sindicais e de técnicos administrativos.
O Fórum lançou os dois primeiros editais do PROART em 2017 e 2019, respectivamente. O primeiro direcionava apoio aos Grupos de Artísticos de Representação Institucional (GARINs) da UFRJ, e o segundo aos Projetos Artísticos de Representação Institucional (PARINs) da universidade.
Por solicitação do coordenador do Fórum, ao Conselho Universitário, a UFRJ concedeu o título de doutor honoris causa ao diretor, ator, teatrólogo, dramaturgo e professor Amir Haddad. A nomeação é a mais alta honraria da Universidade, concedida a personalidades pela relevância de suas obras para o país e a atriz Renata Sorrah foi a responsável pela saudação ao homenageado.
Entre 2014 e 2015 os cenários montados se mostram em uma sequência de entraves e ineditismos. Passamos em 2014 pela perda de uma copa do mundo disputada dentro dos campos brasileiro. Fomos eliminados nas semifinais tomando uma goleada de 7X1 da seleção da Alemanha, inédita na história do futebol brasileiro.
Passamos também pela eleição mais disputada e combativa desde a redemocratização. Entre acusações de corrupção, favorecimentos econômicos e financeiros, apoio não oficial de banqueiros e a morte de um dos candidatos com a queda do avião, chegamos ao final da campanha, com à reeleição, pela primeira vez na história do Brasil, de uma mulher para presidenta do Brasil. Tivemos também, na sequência, um processo de impeachment cominando em 2016 com seu afastamento e assumindo em seu lugar o vice-presidente Michael Temer. O Fórum de Ciência e Cultura acompanha de perto esse turbilhão de crises, tendo como seu presidente o Professor Roberto Leher e como coordenador o professor Carlos Vainer.
Reitor Prof. Roberto Leher
Roberto Leher ingressou no curso de Licenciatura em biologia no ano de 1981 – 1984 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no ano seguinte de sua formação 1985 – 1989 iniciou o mestrado na Universidade Federal Fluminense, especializou-se na área de educação e trabalho junto às novas perspectivas para ciências biológicas. Em 1993, fez o doutorado na Universidade de São Paulo seguindo a mesma linha de pesquisa. Roberto Leher é pesquisador da área de políticas públicas em Educação, professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ.
Prof. Carlos Bernardo Vainer
Carlos Vainer é Doutor em Desenvolvimento Econômico e Social pela Université de Paris I – Panthéon/Sorbonne, atuou como Professor Titular no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ). Fez parte da Comissão que realizou o Plano Diretor UFRJ 2010-2020, atividade na qual se manteve vinculado por vários anos, quando ele diz ter “despertado para a arte e a cultura da UFRJ”. Atualmente, Vainer lidera o ETTERN (Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza), onde dirige a Rede de Observatório de Conflitos Urbanos, o Observatório Socioambiental de Barragens, a Assessoria Técnica e Educacional Meio Ambiente e Barragens e coordena o Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual.
Museu Nacional
Editora UFRJ
Sistema Integrado de Bibliotecas (SiBI)
Casa da Ciência
Universidade da Cidadania (UC)
Colégio Brasileiro de Altos Estudos
Núcleo de Rádio e TV (NRTV)
Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural da UFRJ (SIMAP)
Biblioteca Pedro Calmon
Chefe de Gabinete
Paulo Caetano
Assessoria Técnica
Vera Barradas
Patrícia Dorneles – até setembro 2015
João Batista, até 2014
João Eduardo, até 2013
Secretária do Gabinete
Rosilane Galdino
Gerenciamento de Espaços
Maria do Amparo Miranda Dias Wery – Coordenação – até 2016
Marilene Vieira Duarte
Karina Carvalho Nunes
Walderez
Técnicos em Audiovisual
Alexandre Terto
Flávio Zariano
Caio Cesar Loures, até 2017
Yuri Haçam
Estagiário: Vinícius Rodrigues
SUPERINTENDÊNCIA DE DIFUSÃO CULTURAL (SUPERDIC).
Superintendente de Difusão Cultural
Isabel Cristina Alencar de Azevedo- até setembro de 2015
Patrícia Dorneles
Diretora de Produção
Maria do Amparo Miranda Dias Wery – até 2017
Camila Costa – a partir de 2018
Assessoria Técnica
Loana Maia
Maria Eugenia Rebello
Produtores Culturais
Adolfo Lachtermacher
André Aguiar Protásio
Julia Ricciardi Lima
Patrícia Pizzigatti Klein
Vanessa Rocha da Silva
Waldelice Souza, até 2016
Lucia Regina Reis
Claudia Goés
Daniel Ruiz
Estagiário: Bruno Lopes
SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO (SUPERAD)
Superintendente Administrativo
Elizabeth Christina Carvalho De Queiroz
Assessoria de Planejamento
Cissa Gomes, até 2017
Assessoria Projetos arquitetônicos
Maria Helena Hermes
Bolsista: Maria Clara
Delmar Lopes Siga
Assessoria Técnica e Protocolo
Olívia Meireles
Secretaria Geral
Márcia Santos
Gerente Administrativo
Valternei Lima de Almeida
Departamento de Pessoal
Ednea Martins
Luana Karla
Carlos Henrique de Souza Oliveira
Patrimônio
Maurício Limeira
Tecnologia da Informação (TI)
Charles de Luziê
Estagiários: Alberto e Yuri Pereira
Financeiro
Bruna Rodrigues – até junho 2017
Rosa Maria Malheiros dos Santos
Anita Lilienthal
Fernando da Silva
Thyago Machado
Compras
Maristela Balbino
Arthur de Andrade
Almoxarifado
Marcos Rodrigues dos Santos
Apoio Administrativo
Paulo Cesar Rodrigues
Alonso João Bravin
Carlos Eduardo Mendes Viegas
Lício Alberto Souza
Obede Silva Santos
Rogério da Silva
Umbelina Maria da Silva
Motorista
Luiz Antonio Barbosa
SUPERINTENDÊNCIA DE COMUNICAÇÃO (Rádio e TV) (SUPERCOM)
Superintendente de Comunicação
Fernando Alvares Salis- Até fevereiro 2019
Bruna Rodrigues
Assessoria Técnica
Caio César Loures
Sharon Stefani Rivera Caldeira
Locutora
Anelize Kosinski
Operadores de Rádio-Telecomunicações
Eduardo Braga
Davi Teixeira
Assessora de comunicação
Cláudia Góes
Programação Visual
José Antônio de Oliveira
Lila Montezuma
Glauci Azambuja de Aguiar, até 2017
Diretor de Fotografia
Tuker Marçal
Fotografia
Bira Soares
Eneraldo Carneiro
Webmaster
Antonio Carlos Barros de Freitas
Leine Cavalcanti
Jornalismo
Andreza de Lima Ribeiro Teixeira
Estagiária: Clécia Oliveira
Divulgação
Rosangela Pereira da Silva
Maria Elisa Gomes