Ações de caráter transversal e interdisciplinar marcam a gestão de Tatiana Roque. Durante sua coordenação, houve grande incentivo à divulgação do conhecimento, o que culminou na criação de duas novas Superintendências: de Divulgação Científica e de Saberes Tradicionais. Apesar de ter sido marcada pela pandemia de COVID-19, a gestão de Tatiana Roque à frente do Fórum promoveu múltiplas iniciativas de estudos estratégicos nas áreas de clima e meio ambiente.
O Fórum foi responsável pelas comemorações do centenário da UFRJ, celebrado em setembro de 2020, que reuniu representantes de todas as áreas de conhecimento da Universidade. Devido à necessidade de distanciamento imposta pela COVID-19, todos os eventos comemorativos foram online, podendo ainda serem revistos no canal de YouTube do Fórum.
As comemorações do centenário da UFRJ obtiveram ampla repercussão na mídia, tanto impressa como televisiva. O telejornal RJ1, da TV Globo, fez uma série de quatro matérias sobre os 100 anos da universidade.
Em setembro de 2020, o Fórum produziu um portal especialmente dedicado ao centenário. Nele, é possível consultar dados sobre a história da UFRJ, depoimentos de pesquisadores renomados da instituição e a repercussão midiática das celebrações do centenário.
Para celebrar os 100 anos de fundação da UFRJ, o Fórum lançou o documentário Centenária: a Universidade do Brasil entre duas pandemias. Fruto de uma ampla pesquisa em acervos localizados dentro e fora dos muros da universidade, o documentário reúne imagens inéditas de momentos marcantes de sua história, além de registros de suas pesquisas e laboratórios, referências em ciência no Brasil e no mundo.
Encerrando as comemorações do primeiro centenário da UFRJ, em setembro de 2021, o ciclo de debates UFRJ+100 Anos: Desafios para o Brasil reuniu pesquisadores de diversas instituições de pesquisa do Brasil e do exterior. Durante os três dias de evento, que contou com 16 mesas de debate, foram discutidos os desafios impostos ao Estado e ao país e como a Universidade poderia ajudar a criar respostas a eles a partir da produção de conhecimento, tecnologia e inovação.
A aula inaugural do curso Desastres e Mudanças Climáticas, realizada em agosto de 2019 pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), lotou o salão Pedro Calmon, no campus da Praia Vermelha. Diante de uma plateia de cerca de 250 pessoas, os palestrantes debateram a crise ambiental e discutiram caminhos para enfrentar o problema.
Em fevereiro de 2022, o Fórum assinou uma parceria institucional com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro para a realização do projeto Pacto Verde Carioca. Produzido em cooperação com o Circo Crescer Viver, o Pacto Verde Carioca tem o objetivo de pesquisar e ampliar o trabalho já realizado pelas Hortas Cariocas para outras áreas, como segurança alimentar, nutrição e meteorologia. Atualmente, o programa Hortas Cariocas atua em 49 comunidades e escolas públicas.
No primeiro semestre de 2022, o Fórum ofereceu o curso A chapa esquentou, cria! Reação aos impactos da emergência climática nos territórios a estudantes de áreas periféricas do Rio de Janeiro. Completamente gratuito, o curso teve o objetivo de capacitar jovens que desejem atuar como líderes locais em temas relacionados à mudança do clima. A proposta dos encontros também foi estimular a conexão entre jovens de diferentes territórios, fomentando o interesse em incidir na temática a partir de suas vivências.
O projeto Saber Comum, com aulas transmitidas pela Internet e também pela TV aberta, ofereceu disciplinas de pós-graduação a estudantes integrando docentes da UFRJ e de outras universidades públicas do Rio de Janeiro. Ao todo, foram oferecidas três disciplinas: Saúde e ciência em tempos de pandemia; Democracia, desigualdades e direitos, e Mudanças climáticas.
A série Fórum em tempos de pandemia é composta por quatro eventos online que discutiram temáticas variadas, ligadas ao impacto social das transformações impostas pela pandemia de COVID-19. O evento de estreia contou com a participação do cientista político e ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro.
O Fórum de Ciência e Cultura e a Editora UFRJ participaram da Festa Literária de Paraty, a Flip, em fevereiro de 2021. Foram, ao todo, seis mesas virtuais que trataram de ciência, saúde e meio ambiente, mas também de feminismo, política, afeto e poesia.
O Programa de Cátedras do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), um dos órgãos suplementares do Fórum, consiste num conjunto de atividades acadêmicas voltadas à discussão de problemáticas urgentes, em variados campos do conhecimento, com o objetivo de olhar para o presente e para o futuro, refletindo sobre os que são desejáveis, e sobre os cenários possíveis.
O Programa de Apoio às Artes (PROART), coordenado pelo Fórum, se insere na política cultural da Universidade, promovendo o fomento às atividades de Grupos Artísticos de Representação Institucional (GARINs) e Projetos Artísticos Institucionais (PARINs) da UFRJ. Anualmente são oferecidas bolsas a estudantes vinculados aos GARINs e PARINs, além de financiamento a ações desses grupos e projetos.
O Fórum Interuniversitário de Cultura (FIC-RJ) é um acordo interinstitucional celebrado entre instituições públicas de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de ações de divulgação artística e cultural. Durante a gestão de Tatiana Roque, foi realizada a II Conferência Interuniversitária de Cultura, promovida pelo FIC-RJ.
Em decisão unânime do Conselho Diretor, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) se tornou um órgão suplementar do Fórum de Ciência e Cultura. As ações do Núcleo são voltadas para a valorização das culturas negra e indígena, a superação do racismo e de outras formas de discriminação, além da ampliação e consolidação da cidadania e dos direitos das populações negras e indígenas.
Produzida pela Comissão da Memória e Verdade da UFRJ, vinculada ao Fórum, a série Incontáveis trata de temas pouco abordados nos estudos sobre a ditadura no Brasil. A série é composta por seis episódios, cada um deles narrado por uma pessoa que viveu os impactos do período de repressão militar.
Rádio Cidadania é o podcast da Universidade da Cidadania da UFRJ, espaço de articulação e diálogo entre a universidade e os movimentos sociais. Em seu episódio de estréia, Dulce Pandolfi e Tatiana Roque entrevistaram João Pedro Stédile, coordenador nacional do MST. Já em sua terceira temporada, a Rádio Cidadania já entrevistou mais de 40 ativistas.
Junto com tantos reveses democráticos, posturas autoritárias, constantes ataques às instituições democráticas, que avançam dia a dia, desde as últimas eleições, o Brasil sofreu e ainda sofre em pleno ano de 2022 com as amarguras de uma pandemia, por conta do surgimento do Coronavírus. Diante de um governo negacionista que não soube e não quis enfrentar a pandemia com os critérios científicos, sofremos com uma ampla contaminação e com um dos maiores índices de mortalidade entre todos os países do mundo.
Ao assumir a Reitoria e a Presidência do Fórum de Ciência e Cultura a professora Denise Pires, primeira mulher reitora da UFRJ, convida para coordenar o Fórum a professora Tatiana Roque que passa a ter o desafio de manter acesa a luz do conhecimento científico contra um projeto obscurantista e o negacionismo das ciências implementado pelo atual governo. Para isso, a coordenação constrói um projeto de integração, buscando formas de aproximação da universidade com a comunidade externa, colocando um “olhar para fora” que se direciona a toda sociedade
Reitora Profª Denise Pires de Carvalho
Atual Reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires é a primeira mulher no cargo de gestão da centenária e primeira universidade do Brasil, completados em 7 de setembro de 2020. Sua trajetória na UFRJ começou na graduação em medicina no ano de 1982-1987, mestrado entre 1987-1989 e doutorado entre 1990-1994 ambos em Ciências Biológicas no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ. Pós-doutorado no Hôpital de Bicêtre, Unité Tiroïde, Paris, em 1995 e na Universitá Degli Studi di Napoli, Nápoles, em 2006.
Profª Tatiana Roque – de 2019 a junho de 2022
Tatiana Roque é filósofa, matemática e professora do Instituto de Matemática, da Pós-Graduação em Ensino e História da Matemática e da Física, e da Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Possui graduação e mestrado em Matemática e doutorado na área de História e Filosofia das Ciências pela UFRJ. Seu livro História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti de 2013. Também é autora da obra O dia em que voltamos de Marte: uma história da ciência e do poder com pistas para um novo presente. Em sua atuação pública, foi presidente da ADUFRJ entre 2015 e 2017 e atualmente ocupa o cargo de coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura.
Museu Nacional
Editora UFRJ
Sistema de Biblioteca e Informação (SiBI)
Casa da Ciência
Colégio Brasileiro de Altos Estudos
Universidade da Cidadania (UC)
Núcleo de Rádio e TV (NRTV)
Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural da UFRJ (SIMAP)
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros indígenas (NEABI)
Biblioteca Pedro Calmon
Chefe de Gabinete
Míriam Starosky
Assessoria do Gabinete
Carla Bezerra
Paulo Viola
Secretária do Gabinete
Rosilane Galdino
Gerenciamento de Espaços
Karina Carvalho Nunes
Marcellus Lima de França
Técnicos em Audiovisual
Alexandre Terto Batista
Flávio Zariano
Yuri Jesus Aby Haçan
SUPERINTENDÊNCIA DE DIFUSÃO CULTURAL (SUPERDIC)
Superintendente de Difusão Cultural
Andrea Adour – Atual
Adriana Schneider – Até dezembro de 2021
Diretora de Produção
Camila Costa
Produtores Culturais
Adolfo Lachtermacher
André Aguiar Protásio
Julia Ricciardi Lima
Patrícia Pizzigatti Klein
Daniel Ruiz
Bolsistas
Lisyanne Ribeiro
Maria Elisa Almeida
Pablo Barreto
Mariana Borges
Camila Guirelli
SUPERINTENDÊNCIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (SUPERCIÊNCIA)
Superintendente de Divulgação Científica
Christine Ruta
Assessor
Davi Mundim
Bolsista
Mariana Contins
SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO (SUPERAD)
Superintendente Administrativo
Flavio Ferreira Fernandes
Assessoria Técnica e Protocolo
Olívia Meireles
Secretaria Geral
Márcia Santos
Gerente Administrativo
Valternei Lima de Almeida
Departamento de Pessoal
Ednea Martins
Luana Karla
Carlos Henrique de Souza Oliveira
Patrimônio
Maurício Limeira
Tecnologia da Informação (TI)
Charles de Luziê
Financeiro
Thyago Machado
Compras
Arthur de Andrade
Almoxarifado
Marcos Rodrigues dos Santos
Apoio
Paulo Cesar Rodrigues
Motorista
Luiz Antonio Barbosa
SUPERINTENDÊNCIA DE COMUNICAÇÃO (SUPERCOM)
Superintendente de Comunicação
Bruna Rodrigues
Programação Visual
José Antônio de Oliveira
Lila Montezuma
Diretor de Fotografia
Tuker Marçal
Fotografia
Bira Soares
Eneraldo Carneiro
Bolsistas
Paula Souza
Isabella de Santana Rosa
Stéphanie Carmo