Programação dia 5
PROGRAMAÇÃO DIA 5 – domingo 10h às 11h – Cyclophonica Paisagem Sonora Carioca Desemboca no […]
PROGRAMAÇÃO DIA 5 – domingo
10h às 11h – Cyclophonica Paisagem Sonora Carioca Desemboca no ArteForum – Núcleo Paisagens Sonoras
A Cyclophonica, única orquestra de câmara de bicicletas do mundo, consiste em um conceito de grupo musical e de ambiente de projeção artística no qual os músicos se locomovem em bicicletas convencionais, tocando arranjos e instrumentos especialmente elaborados e adaptados. Nesse evento a Cyclophonica Orquestra de Câmara de Bicicletas chegará à Praia Vermelha finalizando um concerto que será iniciado na Praia do Leme às 9h, seguindo pela Avenida Princesa Isabel, Túnel Novo, sede antiga do Botafogo Futebol Clube, IPUB (interagindo com o projeto musical local) e chegando ao campus UFRJ na Praia Vermelha. Nos jardins da fachada do Fórum, às 10h15, uma performance terá início formando um “carrossel” sonoro, com músicas populares, eruditas, MPB, contemporâneas, com a possibilidade de convidar os presentes a tocar com o grupo em instrumentos parados ou em movimento.
Diretor: Leonardo Fuks
Músicos-ciclistas: Leandro Soares, Maíra Freitas, Manoela Marinho, Sheila Zagury, Denise Padilha, Cosme Silveira, Sérgio Magalhães, Sérgio Naidin, Gabriel Guenter e Leonardo Fuks.
Local: Jardins da fachada do Palácio Universitário
11h30 às 12h30 – Intervenção crítica de Richard Colson , “Sense before Feeling: Working towards a digital algebra of the senses” [Sentidos antes dos sentimentos: trabalhando em direção a uma álgebra digital dos sentidos]
A palestra vai descrever os tipos de oportunidades que estão surgindo como resultado de um novo tipo de enfraquecimento ou supressão das fronteiras entre os sentidos. Novas tecnologias e recentes desenvolvimentos na neurociência estão criando situações em que um sentido pode mesmo tomar o papel de outro e tornar-se seu substituto. Colson tocará nos aspectos da disfunção nos trabalhos da mente no que diz respeito às áreas das sensações, na esperança de que, fazendo isso, poderá jogar luz em relevantes descobertas sobre nosso entendimento da plasticidade no cérebro e de como isso será relevante para o futuro de nossa cultura. A palestra vai ser ilustrada com exemplos oriundos da própria carreira de Colson como artista e também de outros praticantes cujo trabalho seja dependente de um entendimento proprioceptivo da experiência.
Local: Teatro de Arena Carvalho Netto
14h30 às 15h30 – Intervenção crítica de Steven Shaviro, “The Universe of Things”
A palestra versa sobre o resultado de tomar os objetos, ou as coisas, seriamente: afirmando sua existência independente e reconhecendo que todo objeto ou entidade tem sua própria “perspectiva”. O resultado de tal mudança no pensamento, longe do antropocentrismo, será de que nós devemos considerar a possibilidade de alguma forma de vitalismo ou panpsiquismo.
Local: Teatro de Arena Carvalho Netto
16h às 17h – Zecora Ura apresenta o processo de criação de Hotel Medea – Núcleo Paisagens Sonoras
Hotel Medea é uma colaboração entre Brasil e Inglaterra: Zecora Ura Theatre Network e Persis-Jade Maravala/Londres. A obra foi elaborada durante quatro anos por uma prática de treinamento contínuo, e as residências foram feitas em todo o mundo com artistas locais e internacionais em um extenso período de pesquisa e desenvolvimento.
Em ArteForum, a companhia vai abordar, por meio de imagens de vídeo do espetáculo Hotel Medea, vídeo-link de Londres com projeções, e a demonstração de metodologia de trabalho compartilhada com o público presente, o processo de criação e a metodologia desenvolvida para o espetáculo, influenciado por algumas manifestações populares, como o tambor de crioula e o jongo, e o vasto potencial imaginativo explorado pelo uso de novas tecnologias.
Local: Sala Oduvaldo Vianna Filho (Vianninha)
17h30 – Filme Spiral Jetty (1970, cor, 32 min)
Filme feito por Robert Smithson sobre sua principal obra de land art, realizada num lago salgado no deserto de Utah (EUA), cujo entorno foi grandemente afetado por operações industriais. Uma abordagem cinematográfica que combina diversos materiais e processos narrativos.
Local: Teatro de Arena Carvalho Netto
17h45 às 18h – Intervenção, Guarda- Chuvas Sonoros, de Romano – Núcleo Instalação
Anônimo passeia entre o público com guarda-chuva que emitem sons de chuva.
Local: Arredores do Teatro de Arena Carvalho Netto
18h às 19h – Intervenção crítica de Nelson Brissac, Paisagens Críticas
As principais obras de Robert Smithson, um dos mais importantes artistas do pós-minimalismo norte-americano, a partir das relações entre arte, ciência e indústria. Também serão apresentadas intervenções urbanas realizadas no projeto Arte/Cidade, em São Paulo
Local: Teatro de Arena Carvalho Netto
20h às 21h – Apresentação “O poço e o pêndulo”, de Nuno Ramos, com a participação especial de D. Inah e de Eduardo Clima, seguida de debate com Flora Süssekind
Apresentação inspirada num conto de Edgar Allan Poe. Leitura de trechos de livros de Nuno Ramos, à qual o artista acrescenta as palavras “poço” e “pêndulo”. Estas palavras acionam uma instalação sonora de Nuno chamada Carolina, enquanto Eduardo Clima e D. Inah cantam sambas.
Local: Teatro de Arena Carvalho Netto
Leia mais
Programação Dia 4
Programação Dia 5
Atividades continuadas
Workshops e Oficinas
Programação Completa (PDF)
Mapa do ArteForum (PDF)
…………………………………………..
Sobre os coordenadores
Sobre os convidados nacionais e internacionais
Núcleo Performance
Núcleo Literatura Digital
Núcleo Instalações
Núcleo Transcinema
Núcleo Paisagens Sonoras
…………………………………………..