4° Conferência Nacional de Cultura

Após 10 anos ocorre a 4° Conferência Nacional de Cultura pelo Ministério da Cultura (MinC) em Brasília

Cultura Ministra da Cultura Margareth Menezes Divulgacao 1200x900 2

Margareth Menezes no discurso de abertura. Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Após 10 anos ocorre a 4° Conferência Nacional de Cultura pelo Ministério da Cultura (MinC). Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a 4ª CNC está sendo realizada entre os dias 04 a 08 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasilía.

O evento reúne mais de 3 mil participantes de todo o Brasil para debater políticas públicas culturais e definir orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor. Nossa coordenadora, Christine Ruta, está acompanhando o evento e representando o Fórum de Ciência e Cultura, juntamente com a Severa Paraguaçu, diretora de produção da Superintendência de Difusão Cultural (SuperDic).

WhatsApp Image 2024 03 06 at 15.16.47 2 e1709752695553

Christine Ruta e Severa Paraguaçu na 4°CNC.

Em fevereiro deste ano o Fórum de Ciência e Cultura recebeu a Conferência Temática de Acessibilidade Cultural e um Curso de Gestão Pública e Conselhos de Cultura. O curso visava capacitar profissionais da área cultural em políticas de acessibilidade, contribuindo para fortalecer temas discutidos na 4ª Conferência Nacional da Cultura (CNC). 

As propostas aprovadas durante o evento vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão a pasta na próxima década. Nesta edição, estão sendo debatidos seis eixos temáticos importantes para democratização e inclusão, são eles:

  • Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1)
  • Democratização do acesso à cultura e Participação Social (Eixo 2) 
  • Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3)
  • Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4)
  • Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5); e  Direito às Artes e Linguagens Digitais (Eixo 6)

 A 4ª CNC é realizada pelo MinC e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e co-realizada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).

Veja mais

Se inscrever
Notifcar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários