Na gestão de Carlos Antonio Kalil Tannus, as atividades tiveram como característica a diversidade de temas e o propósito de incluir os estudantes nos eventos então promovidos. O projeto Cultura Popular, criado em parceria com os alunos do Instituto de Economia, mostrou a diversidade cultural brasileira por meio de diferentes modalidades artísticas. O Arraiá da UFRJ, que acontecia na Praia Vermelha, era a expressão máxima do projeto.
Lançado em 2004, o Projeto Cultura Popular, criado em parceria com os alunos do Instituto de Economia da UFRJ, mostrou a diversidade cultural brasileira por meio de diferentes modalidades artísticas. O Arraiá da UFRJ, que acontecia na Praia Vermelha, era a expressão máxima do projeto.
O Natal no Fórum era uma das modalidades do Projeto Cultura Popular. Foram organizadas exposições de presépios, apresentação das Pastorinhas entre outras atividades natalinas.
Criando em 2003 sob a curadoria da Dra. Elizabeth Castro, era dedicado a temas das áreas médicas e das artes e buscou promover diversas atividades (debates e exposições, por exemplo) para incentivar a reflexão sobre os aspectos humanísticos da prática do profissional de saúde. Os eventos aconteceram no Fórum e nas diversas unidades do CCS.
A opereta foi montada por alunos da UFRJ. Comédia musical escrita por Giovanni Battista Pergolesi, teve coro e orquestra da Cia. Experimental de Ópera, direção cênica de Menelick de Carvalho, da Escola de Comunicação e direção musical e regência de Wendell Kettlle, da Escola de Música da UFRJ.
O texto original de Dias Gomes foi transformado em libreto por Henri Doublier e traduzido por Marie Jeanne Calasans. Alunos da UFRJ, orientados por seus professores, atuaram, cantaram, dirigiram e cuidaram da produção e do cenário do espetáculo. Temporada no Teatro Carlos Gomes.
Projeto criado na gestão anterior, continuou sob a curadoria do professor e pianista Luiz Senise. Contemplando diversas formas de expressão musical, do erudito ao popular, o projeto levou ao Fórum apresentações semanais de alunos e de professores da Escola de Música, além de outras instituições de diversos países. Nele, também foram realizados a série ‘Destaque’ e o ‘Concurso Novos Talentos’.
O Projeto Fórum na Tela apresentou filmes inseridos em ciclos temáticos organizados em parcerias com diversas unidades da UFRJ. Depois das exibições, eram promovidos debates com especialistas nos temas e/ou com diretores ou atores da obra, envolvendo alunos da universidade e o público interessado.
O Projeto Fórum Poesia, continuou com o objetivo de integrar poetas consagrados com alunos da UFRJ sob a curadoria da poeta Laura Esteves.
Criado em 2005 e realizado em parceria com o Curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ, teve como objetivo a divulgação dos trabalhos finais dos alunos do curso, em apresentações mensais. As encenações foram apresentadas no Fórum e no Alojamento Estudantil da universidade. – A vida
Os cursos oferecidos pelo Fórum abrangiam várias áreas do conhecimento, seguindo o modelo sugerido pela Pró-reitoria de Extensão. Com o mínimo de 8 aulas/palestras e conferindo certificados oficiais, cada curso esteve sob a coordenação de um professor da UFRJ, que convidava os demais palestrantes.
O Projeto O Fórum vai, criado em 2003, tinha o objetivo de apresentar e divulgar os projetos do Fórum para além do Palácio Universitário. Foram realizadas ações em diversos locais da Universidade, entre eles o Alojamento Universitário e a Faculdade de Letras, buscando levar os eventos a um número maior de estudantes, professores e técnicos da UFRJ.
O Programa Ocidente e Oriente, sob a curadoria do jornalista Jehovah de Arruda Câmara, visou a divulgação cultural e o estreitamento de relações diplomáticas entre a UFRJ e países estrangeiros. Os consulados ofereciam toda a documentação e o Fórum oferecia seu espaço e organizava exposições sobre países.
O Programa Ocidente e Oriente, sob a curadoria do jornalista Jehovah de Arruda Câmara, visou a divulgação cultural e o estreitamento de relações diplomáticas entre a UFRJ e países estrangeiros. Os consulados ofereciam toda a documentação e o Fórum oferecia seu espaço e organizava exposições sobre países.
O Programa Ocidente e Oriente, sob a curadoria do jornalista Jehovah de Arruda Câmara, visou a divulgação cultural e o estreitamento de relações diplomáticas entre a UFRJ e países estrangeiros. Os consulados ofereciam toda a documentação e o Fórum oferecia seu espaço e organizava exposições sobre países.
O Programa Ocidente e Oriente, sob a curadoria do jornalista Jehovah de Arruda Câmara, visou a divulgação cultural e o estreitamento de relações diplomáticas entre a UFRJ e países estrangeiros. Os consulados ofereciam toda a documentação e o Fórum oferecia seu espaço e organizava exposições sobre paí
Criado em 2007, o projeto Conhecendo o Fórum tinha o objetivo de acolher os calouros da Universidade, apresentando a edificação do Palácio Universitário e os espaços e ações do Fórum de Ciência e Cultura.
A COPEA tinha o objetivo de promover debates nas diversas áreas e temas de pesquisa de grande relevância e atualidade, com a colaboração de diferentes unidades e departamentos. Eram organizados ciclos temáticos de conferências sobre diversos assuntos, com especialistas nacionais e internacionais.
O Projeto Sintonia foi criado em setembro de 2003, a partir de uma parceria entre o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e o Grupo Parada Obrigatória, formado por alunos da ECO/UFRJ, para a realização de shows mensais de bandas universitárias. Um sucesso!!
O Brasil segue em seu caminho de desenvolvimento. Vai traçando vias que se mostrem consistentes para uma estruturação democrática, não apenas voltadas para uma política representativa, mas efetivamente dentro de uma almejada estrutura democrática participativa e ativa da sociedade na vida política e sociocultural.
Tendo como meta principal a erradicação da fome, a geração de emprego e o fim do analfabetismo, o governo do presidente Lula busca o incremento de vagas nas escolas de ensino básico, fundamental e superior implantando programas de inclusão social.
Com a ida de Lessa para o BNDES, uma nova consulta para eleições para reitor da UFRJ é realizada outra eleição, saído vencedor o professor Aloísio Teixeira, que, devidamente empossado, convida o professor Carlos Tannus para coordenar o Fórum de Ciência e Cultura.
Reitor da UFRJ – Aloísio Teixeira
Aloísio Teixeira (*1944 | + 2012) ingressou no curso de Engenharia em 1962 na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), onde cursou até o quarto semestre da graduação. No ano de 1974 concluiu sua graduação em economia pela Universidade Cândido Mendes, em 1983 mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em 1993 pela Universidade Estadual de Campinas.
Carlos Antonio Kalil Tannus
Carlos Tannus (*1946 | + 2008) graduou-se em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1968), em Langue Et Littérature Françaises – Universite de Nancy Ii (1968) e fez doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Foi professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tinha experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Clássicas, e atuava, principalmente, nos temas: Ecdotica, Humanismo, Latim, Literatura latina novilatina e Literatura Comparada.
Chefe de Gabinete
Darcy Vieira Mathiles
Superintendente Administrativo
Marcos Benilson Maldonado
Superintendente de Difusão Cultural
Maria do Amparo Miranda Dias (jul 2003 a jul 2004) e (mai 2006 a jul 2007)
Prof. Antonio Lauro de Oliveira Góes (ago 2004 a out 2005)
Eliane Pszczol (out 2005 a abr 2006)
Assessor para Projetos Especiais
Prof. Antonio Lauro de Oliveira Góes
Cadu Holetz
Chefe de Produção
Marco Felippe
Arllen Guerra
Produção
Arllen Guerra
Danielle Lessa de Miranda
Elizabeth Castro
Magali Costa
Jornalismo
Zilda Martins
Aline Salgado – Estagiária
Carolina Prates – Estagiária
Marta Valim – Estagiária
Assessoria de Imprensa
Antena 1
Programação Visual
José Antônio de Oliveira
Juliana Lourenço
Sergio Luiz Barbosa (2003-2006)
Mariana Alencar – Estagiária
Direção de Fotografia
Jonathas de Moraes Costa
Tuker Marçal
Rafael Carmo – Estagiário
Juliana Bach – Estagiária
Luiz Wagner – Estagiário
Alice Volpi – Estagiária
Fotógrafos
Eneraldo Carneiro
Ubirajara Soares
Webdesigner
Augusto Lohmann
Assistente de produção
Josinaldo Idalino da Silva
Secretária de Produção
Vera Lúcia Guimarães Sobral
Divulgação
Cida Pessoa (2003-2007)
Rosângela Pereira
Eliza Gomes
Secretaria Administrativa
Rosi Galdino (Chefe)
Lícia Mendes (Substituta da Chefia)
Marilia Cruz (Secretária da COPEA)
Setor de Pessoal
Solange Perosini (Chefe)
Olinda Moreira Renovato (Substituta da Chefia)
Setor Financeiro
Fernando da Silva (Chefe)
Bruno dos Reis Pina (Substituto da Chefia)
Responsável pelo Setor de Informática
Luis Carlos Braga
Responsável pelo Setor Áudio Visual
Alexandre Terto Batista
Chefe da Seção de Protocolo
Ciléia da Silva Macedo
Chefe da Seção de Almoxarifado
Paulo César R. da Silva
Responsável pelo Setor de Apoio
Cezar Romerio
Luiz da Silva Dias
Apoio
Antônio Marcos da Silva
José da Silva Dias
Joel Gomes Carneiro Filho
Santino da Costa